Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Equipe do Samu de Araguaína na solenidade de entrega da nova viatura

Equipe do Samu de Araguaína na solenidade de entrega da nova viatura Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho Equipe do Samu de Araguaína na solenidade de entrega da nova viatura Equipe do Samu de Araguaína na solenidade de entrega da nova viatura

Em solenidade realizada na tarde da última sexta-feira, 31, no Parque Cimba, a comunidade araguainense recebeu mais uma viatura de atendimento avançado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Durante o evento comemorou-se também os 12 anos da atuação do Samu em Araguaína, salvando vidas. A unidade que funciona em prédio alugado ganha de presente de aniversário, o anúncio que terá sede própria, com projeto já sendo elaborado.

De acordo com o secretário da Saúde, Jean Coutinho, a sede do Samu será construída no local que antes funcionava o Tiro de Guerra. “A escolha deste local para a sede própria é por que tem espaço adequado, próximo à rodovia e de fácil acesso. Já estamos captando recurso para essa construção”, anunciou.

O secretário acrescentou que em breve o município ganhará nova viatura, que substituirá uma que foi destruída em incêndio, no ano passado. “O seguro cobriu uma parte e com isso vamos conseguir adquirir o veículo novo, com o mesmo registro de preço da que estamos recebendo hoje”, frisou.

Representando o prefeito Ronaldo Dimas, o vice-prefeito, Fraudneis Fiomari, lembrou que todo o município e região ganha com a nova viatura do Samu. “Estamos às margens da BR-153 e infelizmente acontecem, acidentes. Nesta data, não podemos também esquecer de parabenizar os profissionais da saúde que trabalham incansavelmente 24 por dia para salvar vidas”, lembrou.

A solenidade contou com a presença da banda da Policia Militar (PM),do diretor do Samu, Alcides Filho Rodrigues, secretários do município, profissionais e estudantes da área da saúde e vereadores e demais autoridades.

Frota

Com a chegada do veículo, o Município conta agora com quatro ambulâncias, duas unidades básicas, uma avançada e uma reserva, além de três motolâncias, que são as únicas a operar no Estado do Tocantins.

A unidade avançada conta com equipe médica completa: técnico em enfermagem, enfermeiro, médico e condutor. As unidades básicas contam com técnico em enfermagem, enfermeiro e condutor.

Samu

O Samu atua em Araguaína desde 2005. A implantação e a manutenção do serviço são feitas em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal. A equipe multiprofissional do Samu, que atua em serviços de urgência e emergência em Araguaína e região (20 km no entorno) é composta por 87 profissionais, desses 18 são médicos.