Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O secretário Estadual do Planejamento e Orçamento, David Torres, participa nesta sexta-feira, 7, na cidade de Cuiabá (MT) do Fórum de Governadores Brasil Central, onde o bloco pretende definir as ações que receberão investimentos do fundo do Consórcio Brasil Central. Na ocasião, os secretários devem apresentar um parecer sobre o mercado comum. Uma das propostas que terá atenção especial é o investimento em inteligência na área de segurança pública.

Na pauta  discussões de estratégias de exportação do Brasil Central; oportunidades de Cooperação do Brasil Central com a Coréia do Sul e a Holanda; a Reforma da Previdência,  o potencial econômico do etanol de segunda geração (2G) que, desde 2011, vem recebendo um investimento massivo das empresas brasileiras. 

O objetivo do grupo é discutir projetos e interesses em comum entre os estados participantes. Na pauta das definições da reunião estão questões orçamentárias e regulamentação das câmaras técnicas, além de apresentações de cases do governo de Mato Grosso, oportunidades de cooperação com outros países e possibilidades de parcerias.

Além do governador Marcelo Miranda, participam do fórum o governador de Goiás e presidente do consórcio, Marconi Perillo; Pedro Taques (MT); Confúcio Moura (RO); Rodrigo Rollemberg (DF) e os vice-governadores Carlos Brandão (MA) e Rose Modesto (MS). O evento vai contar também com a participação do  presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o Embaixador da Holanda no Brasil, Johannes Peters. 

Deve ser discutida a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central com sede em Brasília que será responsável por criar políticas públicas, reunir recursos dos Estados membros, captar recursos no governo federal e fortalecer a atuação política do Centro-Oeste