Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Patrícia Saturno

A presença do Estado do Tocantins na Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto (SP), foi intensificada com a realização de diversas audiências com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva. Reuniões com representantes de associações realizadoras do evento e com entidades que englobam empresas de diversos ramos de atuação foram parte da agenda cumprida pelo gestor na Agrishow. 

“Mais uma vez o Estado cumpriu o seu papel, com a equipe estabelecendo contatos, identificando potenciais investidores e empresários que têm interesse em investir em terras e em produção no Tocantins. Principalmente, possibilitou reforçar nossa posição institucional como uma nova fronteira agrícola, permitindo que não só investidores ou produtores, mas todo o mercado de máquinas, de defensivos agrícolas, de fertilizantes possa ter uma interlocução mais direta com o Estado”, explicou.

Em reunião com o presidente da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), David Roquetti Filho, e com o diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Cornacchioni, o secretário abordou as perspectivas de investimentos e possíveis parcerias, com foco em atrair as empresas interessadas em se instalar no Tocantins. “Foi uma oportunidade de alinhar as necessidades do Estado com as solicitações destas entidades bastante representativas do agronegócio”, destacou Alexandro de Castro. Como resultado desta reunião, ficou alinhada a realização de um encontro  envolvendo empresas filiadas a estas entidades, bem como evento voltado para capacitação dos produtores do Tocantins. 

Outra parceria produtiva estabelecida no evento se deu por meio de audiência  entre técnicos da Seden e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan. Deste encontro, ficou estabelecido que o Governo do Tocantins terá um espaço na próxima reunião plenária da associação, para apresentar aos associados da Abimaq as oportunidades de investimentos e incentivos de que dispõe, fortalecendo assim o trabalho de atração de empresas para o Estado.

Acirp

Ainda na Agrishow, o secretário Alexandro de Castro estabeleceu contato com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Dorival Balbino. Segundo o presidente, hoje, muitos dos filiados à entidade já têm um olhar voltado para o Tocantins e, com a reunião, foi possível ao secretário reforçar que o Estado tem o cenário ideal para quem busca investir e ampliar sua presença no mercado. Tanielson Campos, integrante da Acirp, adiantou que um grupo de empresários de Ribeirão Preto está prestes a visitar o Tocantins para conferir, in loco, as oportunidades que o Estado apresenta.

“Nós conseguimos cumprir aqui na Agrishow uma agenda bastante produtiva. Tivemos, por exemplo, contato com um empresário que deseja implantar uma indústria de máquinas agrícolas importadas no Estado do Tocantins. Da mesma forma, conseguimos dialogar com a própria organização da feira, no sentido de contribuir com a nossa Agrotins [Feira Agrotecnológica do Tocantins], a partir do ano que vem, com experiências que são positivas e rentáveis”, informou o secretário.

Coopercitrus

Outra reunião avaliada como positiva pelo gestor da Seden foi com Fernando Degobbi, um dos diretores da Coopercitrus, uma das maiores cooperativas do Brasil na comercialização de insumos, maquinas e implementos agrícolas. Em 2016 a cooperativa atingiu um faturamento da ordem de R$ 3 bilhões. “Este contato foi muito importante no sentido de uma transferência da forma de trabalho, da tecnologia que eles usam para o fornecimento de insumos aos produtores e também para que possamos atrair para o Tocantins cooperados da região Centro-Sul do país”, avaliou.

Nas reuniões, Alexandro de Castro foi acompanhado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins e presidente licenciado da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet) , Pedro Ferreira; pelo superintende de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de  Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura  (Seden), Vilmar Carneiro; e pelo diretor de Desenvolvimento Estratégico  e Atração de Investimentos da Seden, Paulo Mendonça.

A equipe de atendimento no estande do Estado na Agrishow contou ainda com os técnicos da Seden Álan Rickson  Andrade de Araújo e Tarcísio de Oliveira Noronha Cruz.  A participação do Governo do Tocantins no evento contou com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE). Além do Sebrae e Faciet, marcaram presença na feira, fazendo atendimentos no estande do Estado, representantes da empresa VLI – Valor Logística Integrada.

A Feira

A Agrishow 2017 se encerrou nesta sexta-feira, 5. Foram cinco dias de intensa atividade comercial e de atualização acerca do que há de mais moderno e das tendências e inovações tecnológicas para o setor agropecuário. Neste ano, o evento - que já se estabeleceu como a terceira maior feira do segmento no mundo e a maior da América Latina - chegou à sua 24ª edição.