Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Até o final do mês de maio o Projeto Barraginhas vai atender 70 famílias do município de Almas, região sudeste do Tocantins, com a construção de 200 pequenas bacias de captação de água de chuva. A ação é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o Instituto de desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Conforme o cronograma, esta é a 13ª cidade atendida. Anteriormente os tratores estavam em Porto Alegre onde, assim como nas demais localidades, 200 barraginhas foram construídas. “A partir da primeira semana do mês de junho a equipe segue para Natividade. Até agora já foram construídas 2.550 pequenas represas”, ressalta o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo.

O Projeto Barraginhas foi iniciado em abril de 2016 e, após um ano em ação, já passou por 12 cidades tocantinenses, são elas: Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Taipas, Arraias, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Novo Jardim, Rio da Conceição, Dianopólis Porto Alegre. A meta, de acordo com o projeto, é assistir 18 municípios, todos fixados na região sudeste do Estado.

As barraginhas são concebidas para impedir que a chuva acarrete erosão e leve a terra para o leito dos rios, resultando no assoreamento. Com a bacia, a água da chuva fica aprisionada e penetra no solo, possibilitando assim a revitalização dos rios e córregos.

Ao entrar em atividade, além da revitalização dos rios e córregos, as barraginhas também são utilizadas pelos pequenos agricultores para manutenção dos animais e para regar a plantação.

Projeto

Ao todo estão sendo investidos em torno de R$ 2 milhões, por intermédio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para construção de 3.564 pequenas bacias no total.

O projeto atende ainda os parâmetros da Agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015, agora chamada Agenda 2030, que engloba um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.