Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Trabalhadores, gestores, profissionais e estudantes da área da saúde começaram a partir das 13h, desta sexta-feira, 26, as atividades do 1º Congresso Científico Saúde Integrada do Tocantins. O evento, que acontece no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, tem como tema “Atualização Científica Multiprofissional da Saúde” e deve reunir mais de 2 mil pessoas de todo o Estado que promoverão a interação ensino-pesquisa-serviço e apresentarão as boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do Estado do Tocantins.

A apresentação das boas práticas faz parte do objetivo do congresso, que também vai alavancar a divulgação da produção científica desenvolvida no Estado e propiciar a reflexão e revisão das práticas e processos de trabalho em saúde. “É um momento oportuno para o intercâmbio de experiências, conhecimentos e pesquisas, de se discutir protocolos clínicos e a racionalização na utilização dos serviços de saúde, o que contribuirá grandemente para a saúde pública no Estado e, sem dúvida, para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir.

Com a palestra Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a enfermeira Renata Alves Bandeira é uma das conferencistas desta sexta-feira, 26, com a exposição do projeto HIP Recicle, do Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP). “Com esse evento, tenho uma expectativa boa de crescimento do projeto, pois já esperava que ele fosse implantado nos hospitais de Palmas, mas já conseguimos até implantar em Paraíso do Tocantins e com certeza neste congresso mais pessoas conhecerão nosso trabalho e ele certamente será levado a outras unidades no Estado”, afirmou.

Além da participação de Renata, ainda nesta sexta-feira haverá outras 28 exposições nas nove salas temáticas e no auditório Rio Araguaia com temas como pneumologia, medicina integrativa, vigilância em saúde, aplicação de recursos, fonoaudiologia hospitalar infantil, reabilitação precoce de crianças, entre outros.

De acordo com Márcia Germana Lobo, Diretora Tesoureira do Conselho Regional de Farmácia, a entidade conta com 1,5 mil profissionais cadastrados que atuam nos 139 municípios do Estado. “Aproveitamos a oportunidade deste congresso para realizar os trabalhos realizados pelos profissionais como aferição de pressão e teste de glicemia. Também na ocasião vamos divulgar o III Congresso Tocantinense de Farmácia, que acontece em Palmas entre os dias 17 a 19 de agosto”, afirmou.

Já para a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas, na região Centro - Norte do Estado, a oportunidade do Congresso serve para divulgar a Faculdade em outras regiões do Tocantins. “Somos muito conhecidos na nossa região, mas pretendemos divulgar a faculdade em todo o Estado. Essa é uma ótima oportunidade para também apresentarmos a nossa política de descontos e as linhas de financiamento próprias”, afirmou.

A programação segue até a noite, com a abertura oficial a partir das 18h. Mais detalhes no site oficial do evento no link http://congressosaude2017.to.gov.br/pre-programacao.