Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Seja pela imponência ou pelas inovações tecnológicas que prometem agilidade no plantio e na colheita, as máquinas agrícolas devem chamar a atenção de quem passar, a partir da próxima terça-feira (30), pela Bahia Farm Show 2017, em Luís Eduardo Magalhães. Os expositores prometem levar o que há de mais moderno e avançado em colheitadeiras, plantadeiras e tratores para os pequenos, médios e grandes agricultores. Com o mercado de máquinas mais aquecido, em comparação com o ano passado, os compradores devem aproveitar as facilidades de crédito e juros facilitados proporcionados pelas concessionárias e instituições financeiras que estarão presentes nos cinco dias de feira.

A previsão é que cerca de 60 mil pessoas visitem o Complexo Bahia Farm e confiram as principais novidades, a exemplo da colheitadeira CR10, da New Holland/Jaraguá Bahia, que estabeleceu, no mês passado, em Formosa do Rio Preto (BA), o recorde mundial, quando colheu 493 toneladas no tempo de 8 horas. Já a Case/Maxum vai mostrar na feira um dos seus lançamentos desta temporada, a plantadeira Easy Riser 3200. Segundo a montadora, a máquina consegue reduzir em até oito horas por mês o tempo parado para lubrificação e proporciona melhor capacidade de plantio com o menor dano às sementes.

Considerada uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do Brasil, a Bahia Farm Show vai reunir em só espaço cerca de 200 expositores e mais de 600 marcas de produtos e serviços ligados ao agronegócio. É o caso da Campoeste/Stara, que apresenta como novidade a máquina Imperador 3.0, único autopropelido do mundo com dupla função, sendo, ao mesmo tempo, distribuidor e pulverizador. O equipamento avança em sua tecnologia com a implantação do sistema ‘Sobe e Desce’, ganhando 40 centímetros a mais, o que possibilita uma aplicação fracionada e facilitada, principalmente em culturas como o milho. “Trazemos o que há de mais novo em tecnologia, e a feira possibilita apresentar todas as inovações para melhorar a produtividade sem que os agricultores precisem se deslocar para outras regiões”, afirma.

Presente nas 13 edições da feira, a Agrosul/John Deere este ano traz como novidade aos clientes o maior e mais tecnológico trator agrícola já produzido no Brasil, o 8400R, com 400CV de força, também, o 7J, um trator com Suspensão Ativa, que reduz em até 90% os movimentos verticais do assento, proporcionando mais ergonomia e conforto ao operador. Além de toda a linha de motores que não utilizam aditivos e a tecnologia da agricultura de precisão como, por exemplo, simuladores de colheita.

Para o presidente da Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fábio Martins, a feira é a principal vitrine de exposição das inovações para toda a cadeia do agronegócio.  “Nesta semana, o produtor da região pode conferir todas as máquinas e equipamentos que podem ser utilizados em sua propriedade e agregar valor em sua produção. Por isso, o produtor não pode perder a Bahia Farm Show”, reforça.  Com o otimismo na retomada da economia e dos resultados da última safra na região, principalmente de soja, a Bahia Farm Show espera ultrapassar a comercialização da edição passada, que movimentou R$ 1,014 bilhão de negócios nos cinco dias de feira.