Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Elizângela Glória Cardoso, 36 anos, faleceu na manhã deste sábado, 24 de junho, em São Paulo/SP. Elizângela estava afastada de suas funções na Instituição desde o final do mês de março para tratamento de saúde, mas seu quadro clínico sofreu agravamento e ela não resistiu.

Elizângela lutava contra um câncer no intestino e estava internada no Hospital do Câncer de Barretos/SP. De acordo com a assessoria de imprensa da Universidade, ainda não há informações sobre o velório e sepultamento. 

Mais informações serão repassadas tão logo a família chegue a Palmas, informou a assessoria. 

Trajetória 

Elizângela Glória Cardoso era professora da Unitins desde 2009. Graduou-se em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra) em 2005, obteve títulos de especialistas de Planejamento em Gestão de Projetos Sociais pela Unitins (2009) e em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Pesquisa (2014). Era também Assistente Social efetiva da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (Sesau). Na Unitins, exerceu a função de coordenadora, sendo a primeira professora eleita pelo Colegiado do Curso de Serviço Social na modalidade EAD, para a função. Foi uma das líderes do Movimento Pró-Unitins na luta pela criação de cursos presenciais.

Com experiência em Projeto de Extensão, a reitora Elizângela atualmente desenvolvia pesquisas na área da Saúde e de Políticas para Crianças e Adolescentes. 

Notas de Pesar 

Sensibilizados, figuras importantes do Tocantins - governador Marcelo Miranda, primeira-dama Dulce Miranda, vice-governadora Claudia Lélis e secretária da Assistência Social, Patrícia do Amaral, entre outros, encaminharam nota à imprensa lamentando o falecimento da reitora. Confira: 

Nota Governador 

O governador Marcelo Miranda disse em nota que o ensino superior do Tocantins perde uma grande gestora. "O ensino superior do Tocantins perde uma grande gestora. Mais do que isso, perde um exemplo de força, coragem e determinação, qualidades que fizeram de Elisângela uma líder capaz de alterar o ambiente no qual se inseria, envolvendo e motivando as pessoas que liderava e com quem convivia". 

Confira nota na íntegra 

Com muita tristeza, eu e Dulce Miranda recebemos a notícia do falecimento da reitora e amiga Elisângela Glória Cardoso, em quem depositamos nossa confiança para assumir a reitoria da Unitins. Sem dúvida alguma, a partida dela nos fará grande falta: enquanto ser humano e enquanto gestora da Universidade Estadual deste Estado.

O ensino superior do Tocantins perde uma grande gestora. Mais do que isso, perde um exemplo de força, coragem e determinação, qualidades que fizeram de Elisângela uma líder capaz de alterar o ambiente no qual se inseria, envolvendo e motivando as pessoas que liderava e com quem convivia.

Rogamos a Deus que conforte aos familiares e demais amigos, dando-nos a paz e a serenidade necessárias para superarmos esse momento de dor.

 Marcelo Miranda

 Governador do Tocantins

-----------------------------------------------------------------------------------

Vice-governadora lamenta 

A vice-governadora Claudia Lélis, encaminhou nota de pesar à imprensa. "Com muita tristeza e pesar recebi a noticia do falecimento da reitora da Fundação Universidade do Tocantins, Elizangela Cardoso, na manhã deste sábado. Elizangela era uma amiga e colega de trabalho no Governo do Tocantins, onde exerceu com muito profissionalismo e dedicação suas funções á frente da Unitins", afirma Claudia Lélis. 

Confira a nota na íntegra 

Com muita tristeza e pesar recebi a noticia do falecimento da reitora da Fundação Universidade do Tocantins, Elizangela Cardoso, na manhã deste sábado. 

Elizangela era uma amiga e colega de trabalho no Governo do Tocantins, onde exerceu com muito profissionalismo e dedicação suas funções á frente da Unitins. 

Aos familiares da nossa querida Elizangela o meu profundo respeito e consideração nesse momento de dor e sofrimento. Que Deus conforte a toda a família e amigos. Nossa reitora deixará muitas saudades! 

Claudia Lelis 

Vice-governadora do Tocantins

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Assistência Social 

A secretária do Trabalho e Assistência Social do Estado do Tocantins, Patrícia Rodrigues do Amaral, encaminhou nota de pesar à imprensa, lamentando o falecimento. "O Tocantins acordou triste neste sábado, 24 de junho, com a morte dessa assistente social por excelência e formação, a professora e reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso". 

Confira nota na íntegra 

O Tocantins acordou triste neste sábado, 24 de junho, com a morte dessa assistente social por excelência e formação, a professora e reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso.

Elizângela Cardoso foi um dos grandes nomes na defesa das políticas públicas de assistência social do nosso Estado, e sempre emprestava o seu conhecimento ao pensar em ações conjuntas entre Setas e Unitins na defesa de uma sociedade mais justa.

O Estado perde uma entusiasta social e um ser humano de luz! E neste momento de extrema tristeza para todos nós, rogo a Deus o conforto necessário aos corações dos familiares de Elizângela  e de  todos aqueles que tinham nesta guerreira uma referência de pessoa ética, íntegra e sobretudo, um ser humano que deixava a sua luz por onde passava.

Patrícia Rodrigues do Amaral

Secretária do Trabalho e Assistência Social do Estado do Tocantins

-----------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Primeira-Dama Dulce Miranda 

A deputada federal, primeira-dama Dulce Miranda, também lamentou o falecimento. "Lamento profundamente o falecimento de minha amiga, irmã e leal companheira Elizângela Glória, reitora da Unitins, na manhã deste sábado, 24, em São Paulo. A minha admiração, amor e carinho pelo ser humano Elizângela são imensos. Estou com o coração enlutado e cheio de dor". 

Confira a nota na íntegra 

Lamento profundamente o falecimento de minha amiga, irmã e leal companheira Elizângela Glória, reitora da Unitins, na manhã deste sábado, 24, em São Paulo. A minha admiração, amor e carinho pelo ser humano Elizângela são imensos. Estou com o coração enlutado e cheio de dor. 

Elizângela tem uma trajetória de amor, de trabalho e de opção pelos menos favorecidos. Sua brilhante atuação com os Conselhos Tutelares, na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, sua dedicação em tudo o que se prestava a fazer, lhe renderam bons frutos na vida. Ela tinha o carinho e admiração das comunidades nas quais atuava. 

A reitora Elizângela deixa uma lacuna que dificilmente será preenchida no Tocantins. Com um vasto saber acadêmico e científico, ela não se mantinha presa no castelo do conhecimento, descia para o campo e se fosse necessário, executava até mesmo a tarefa mais simples, com humildade e carinho. 

Ela sempre manteve como uma máxima pessoal, o despojamento registrado em Eclesiastes 3:20, onde diz que do pó viemos e ao pó retornaremos. Não tratava as pessoas por seus cargos ou posses, mas pelo seu conteúdo humano. 

Seu exemplo de profissionalismo, humildade, afabilidade e paixão por fazer o bem, sempre, ficarão marcados na história do nosso Estado e da Unitins.  

Rogo ao nosso amado Pai, Deus de misericórdia, que acolha essa tua filha, mas acima de tudo, sua serva fiel e amada. Senhor, Pai, conforte os seus familiares e amigos, pois a dor dessa perda é insuportável.

Dulce Miranda 

--------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Secretaria de Comunicação 

A secretária de Comunicação do Estado, Kênia Borges, também lamentou. "A sua partida deixa uma lacuna em todos nós, mas temos certeza de que a instituição, sob seu exemplo, dará continuidade ao seu esforço. Reconhecemos toda a sua dedicação e rogamos a bondade do Altíssimo para que a receba em sua morada e console seus familiares e amigos nesse momento de dor e separação". 

Confira nota na íntegra 

Com pesar, recebemos a informação sobre a morte da professora Elizangela Glória Cardoso, reitora da Universidade do Tocantins (Unitins), ocorrida neste sábado em São Paulo. Querida por seus familiares e amigos, e respeitada pelo corpo docente e discente da Unitins, Elizangela deixa como legado uma vida dedicada ao bem comum.

Como reitora atuou fortemente para consolidar a presença da instituição pública estadual de ensino superior no interior do Estado, reforçando o perfil da descentralização, marca da Unitins. Dedicou-se a criar oportunidades e promover o desenvolvimento do Estado como um todo, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

A sua partida deixa uma lacuna em todos nós, mas temos certeza de que a instituição, sob seu exemplo, dará continuidade ao seu esforço. Reconhecemos toda a sua dedicação e rogamos a bondade do Altíssimo para que a receba em sua morada e console seus familiares e amigos nesse momento de dor e separação.

Kênia Borges 

Secretária de Estado da Comunicação Social

---------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Deputado Paulo Mourão 

O deputado Paulo Mourão (PT) disse ter recebido a notícia com profundo pesar. "O Tocantins perde hoje uma mulher aguerrida, ética, exemplar, defensora e entusiasta da educação, que deixará saudades e um grande vazio em nossos corações. Sentiremos muito a sua falta". 

Confira nota na íntegra

É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento da minha querida e adorável amiga, professora e reitora da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Elizângela Glória Cardoso, que nos deixou após a luta no tratamento contra um câncer de intestino, doença descoberta no ano passado, em Palmas.

Sou testemunha do importante trabalho que a professora Elisângela realizou dentro da Unitins. Tive a oportunidade de conviver e acompanhá-la de perto durante a luta pelo processo de mudança para que a universidade se tornasse pública e gratuita.

O Tocantins perde hoje uma mulher aguerrida, ética, exemplar, defensora e entusiasta da educação, que deixará saudades e um grande vazio em nossos corações. Sentiremos muito a sua falta.

Que Deus dê força e conforte os corações de todos, familiares e amigos, neste momento de dor, angústia e sofrimento. Descanse em paz minha querida, nos braços do pai.

Paulo Mourão

Deputado Estadual

-------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Secretaria de Educação 

Nós, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lamentamos profundamente o falecimento da professora Elizângela Glória Cardoso, magnífica reitora da Fundação Universidade do Tocantins. Assistente social por formação, Elizângela dedicou 8 anos à função de educadora na Unitins, de onde estava afastada para tratamento de saúde.

Servidora efetiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Elizângela era especialista ainda em Gestão de Projetos Sociais, Pela Unitins, e em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Pesquisa.

Na gestão da educação, o sentimento que fica com a perda da reitora é a saudade e a sensação de vazio deixada pela partida precoce de uma servidora competente e dedicada à educação pública superior do Tocantins.

Professora Wanessa Zavarese Sechim

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar da Secretaria de Habitação 

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento prematuro da reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso. Sentimos pela perda desta amiga e profissional, aguerrida e comprometida que se dedicou pelo Tocantins e pelo aprimoramento de uma educação de excelência em nosso Estado.

Queremos externar nossos sentimentos, rogando a Deus que abrace seus familiares e amigos e os consolem neste momento de dor e silêncio.

Jorge Mendes

Subsecretário de Habitação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

Foi com pesar que recebemos na manhã deste sábado, 24 de junho, a notícia do falecimento da reitora do Universidade do Tocantins (Unitins) Elizangela Glória Cardoso, ocorrido aos 36 anos, em São Paulo.

Neste momento de dor rogamos a Deus para que dê força a todos familiares e amigos, especialmente aos pais da nossa querida Elizangela, Sr. Lázaro e Sra. Ivoneth, para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição. 

Pois como disse Jesus "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente - João 11:25-26"

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Wanderlei Barbosa

Manifesto meu profundo pesar e tristeza pelo falecimento da reitora da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Elizângela Glória Cardoso, 36 anos, que morreu nesta manhã de sábado em São Paulo.

Reconhecida pela sua competência, Elizângela, muito jovem, já se tornava, por sua dedicação, um exemplo na educação tocantinense. Carismática, cultivou e cativou os corações por onde passou, uma batalhadora incansável, lutou sempre para ser cada vez melhor.

Transmito aos familiares, amigos e admiradores nossa solidariedade neste momento de dor. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança!

Deputado Estadual Wanderlei Barbosa

--------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Secretária de Estado da Cidadania e Justiça

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) manifesta profundo pesar pelo falecimento da reitora da Universidade do Tocantins (Unitins), Elizangela Glória Cardoso, ocorrido na manhã de sábado, dia 24, em Palmas. Aos familiares, amigos e a todo corpo docente, discente e administrativo da Unitins, os mais sinceros pêsames pelo falecimento da magnífica reitora, que deixa uma excelente história de vida dedicada ao ensino. A educação do Tocantins perde uma grande profissional, jovem, dedicada e que muito fez pela instituição, deixando, assim, um legado de conquistas.

Gleidy Braga Ribeiro

Secretária de Estado da Cidadania e Justiça

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Foi com muito pesar que recebemos o prematuro falecimento da reitora da Unitins, Elizângela Glória. Perdemos uma grande amiga e profissional, que se dedicou integralmente em proporcionar e garantir uma educação de excelência aos tocantinenses.

Neste momento rogamos ao Pai que console com toda ternura os seus familiares e que a acolhida seja banhada de amor.

Meire Carreira - Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Gratidão Cedeca Glória de Ivone

Companheira Elizângela,

Em sua curta trajetória pela terra você realizou muitas transformações e barulho, sobretudo  na forma de administrar o bem público com transparência e democracia, como empreendeu a frente da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e na forma como representou com nobreza as reais demandas dos tocantinenses.

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Glória de Ivone) reconhece e agradece, pois durante a sua gestão na Unitins institucionalizou as lutas dos movimentos sociais, especialmente a militância que luta para garantir os direitos da infância e adolescência tocantinense. Exemplo disso foi seu trabalho para fortalecer os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) e os Conselhos Tutelares, com a criação da Escola de Conselhos, reconhecida pela qualidade do ensino em todo o Brasil.

Companheira, o Tocantins não será o mesmo e tampouco nós depois de termos convivido com você. Seu carinho para com nossa missão na defesa dos direitos de crianças e adolescentes será lembrado para sempre e será fonte de energia para continuarmos firmes na nossa luta.

Neste momento de muita tristeza e de despedida física, queremos somente agradecer pela pessoa que foi e pela inspiração que continuará sendo no âmbito educacional, científico, de gestão pública e de amor para com as pessoas.

Você esteve ao lado do Cedeca na construção desses 10 anos de história e seremos eternamente gratas/os. Como forma singela de homenageá-la, hoje, o Glória do nosso nome, é o seu Glória, Elizângela Glória Cardoso.

Siga em paz, companheira.

Cedeca Glória de Ivone

-----------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Professora Dorinha 

Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento da reitora da Unitins Elizângela Cardoso. Infelizmente, com apenas 36 anos, ela perdeu a luta que estava travando contra um câncer. Num momento em que a comunidade acadêmica tocantinense ainda está de luto pelo falecimento da reitora da UFT Isabel Auler, agora perdemos a professora Elizângela. Ela parte deixando lições de profissionalismo, ética e humanidade. 

Gostaria de expressar o meu apoio e pedir a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos nesta hora de dor. Que sejam derramadas luz e bênçãos a todos que estão sentindo essa perda para que atravessem esse momento tão difícil com serenidade.

"Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade." (Salmos 46:1)

Deputada Professora Dorinha

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Presidente da TerraPalmas

 Lamentamos profundamente o falecimento da reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso. Perdemos uma amiga e profissional de excelência que se dedicou pelo Tocantins e pelo aprimoramento da educação tocantinense.

Neste dia de dor, nossos sentimentos aos familiares e amigos, pedimos o consolo sobrenatural do nosso Deus sobre cada coração, para que passem por este momento tão difícil com força e serenidade.

Aleandro Lacerda

Presidente da TerraPalmas

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Cress

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/TO) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da Assistente Social e Reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Elizângela Glória Cardoso, na manhã deste sábado, 24.

Elizângela foi professora da Unitins desde 2009. Graduou-se em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra). Teve uma importante participação e condução do Movimento Pró-Unitins na luta pela criação de cursos presenciais, em especial o curso de Serviço Social. Desenvolveu relevantes trabalhos na área de Serviço Social, com experiências em projeto de extensão, pesquisas na área da Saúde e de Políticas para Crianças e Adolescentes.

Neste momento de dor, o CRESS se solidariza com os familiares e amigos.