Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Cleober Taquara

Foto: Cleober Taquara

No último dia da Oficina Interlegis, Marcos Jurídicos, promovida pela Câmara de Palmas, os vereadores de quase 50 cidades do Tocantins tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e conhecer a realidade de outros municípios do estado. A oficina, encerrada nesta sexta-feira, 30, foi realizada em parceria com o Senado Federal, no auditório da Assembleia Legislativa.

“Aqui nós tratamos dos instrumentos, dos meios de exercer bem o mandato parlamentar, de vereador. O resultado dessas atividades é muito positivo porque os vereadores estão saindo daqui muito mais preparados para transformar a realidade dos nossos municípios e a vida dos cidadãos que neles vivem”, ressaltou o técnico do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Tairone Messias.

Na oportunidade, o presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho, compartilhou com os participantes os anseios dos parlamentares da Capital. “Ainda somos tímidos na apresentação de Projetos de Lei, que geralmente são espinhosos, difíceis de lidar. Mas temos que ter em mente que quatro anos passam rápido e precisamos trabalhar para gerar resultados para a população”, destacou.

O encerramento contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS) e do deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD), que destacaram a necessidade de protagonismo do legislativo tocantinense. Folha agradeceu o apoio dos parlamentares e destacou que o sucesso da oficina ocorreu graças a essa parceria com a Assembleia Legislativa.

Oficina Interlegis

O seminário, que visa a atualização dos marcos jurídicos municipais, começou no dia 26 e foi encerrado nesta sexta-feira, 30. Foram cinco dias de treinamento, nos quais vereadores e servidores de Câmaras de quase 50 cidades tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer a realidade de outros municípios do Tocantins.

Durante as palestras foram abordados assuntos relacionados a Lei Orgânica e o Regimento Interno, tendo a Câmara de Palmas como estudo de caso. Os participantes avaliaram como positiva a experiência adquirida na oficina. “Às vezes os colegas parlamentares querem legislar sem seguir o regimento da Casa. É complicado isso, e por esta razão achei muito interessante a palestra que abordou esse e outros assuntos”, destacou a vereadora Tânia Graziela (PP), de São Valério da Natividade.

Interlegis

O programa Interlegis visa fortalecer institucionalmente o Poder Legislativo brasileiro, por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação, entre as casas legislativas nas esferas federal, estadual, municipal e distrital.