Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Hexacampeão mundial, o skatista Mineirinho é a grande atração aguardada Hexacampeão mundial, o skatista Mineirinho é a grande atração aguardada
  • Campeão mundial indígena de arco e flecha nos JMPI de 2015, Luiz Pereira Kurikalá Karajá
  • Harley Marques, eleito melhor jogador de vôlei de praia do mundo duas vezes consecutivas
  • Campeão mundial de slackline, Pedro Rafael

A partir das 17 horas desta quarta-feira, 9, quem for conferir a inauguração do Parque dos Povos Indígenas (PPI), na Avenida LO-04, esquina com a NS-04, na região Norte da Capital, participará de uma grande festa em celebração ao esporte. Além do hexacampeão de skate vertical, Sandro Dias (Mineirinho) e do campeão mundial de slackline Pedro Rafael Marques, estarão no evento as estrelas do vôlei de praia Harley Marques, Léo Vieira e Averaldo Pereira. Um dos principais destaques é o consagrado campeão mundial indígena de arco e flecha nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas de 2015 ocorrido em Palmas, Luiz Pereira Kurikalá Karajá.

Os apaixonados pelo vôlei de praia poderão conferir de perto toda a técnica e profissionalismo dos atletas que participarão do Amistoso 4x4 entre o Quarteto do Harley e o Quarteto do Averaldo. No quarteto do brasiliense Harley, disputam Júnior, Gabriel, Silvânia, Parazinho e Hellem. Já o Quarteto do Averaldo conta com o reforço de Aldazabal, Sarah, Rogério, Nayara e Léo Vieira.

Outro momento muito aguardado é a apresentação de manobras radicais que Mineirinho fará na pista profissional de skate que conta com área total de 600 m². O "Rei dos 540" promete animar o público presente além de bater um papo com os praticantes da modalidade na Capital.

Habilidade e equilíbrio são elementos essenciais para os praticantes de slackline(esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos). E quem vai mostrar de perto toda a desenvoltura nesse esporte é o cearense Pedro Rafael Marques, que promete manobras incríveis e deve provar porque é um dos melhores do mundo na modalidade. 

Estrutura inclusiva

Todas estas presenças vips confirmadas vêm reforçar a estrutura entregue pela Prefeitura de Palmas e que inclui ainda com duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, com arquibancada; duas quadras de areia para prática de peteca e badmintonplayground, duas academias ao ar livre, quadra de areia com suporte para a prática de slackline,  pista de caminhada e ciclovia.

A revitalização foi planejada para garantir às famílias palmenses, assim como de atletas profissionais e amadores da Capital, espaço planejado para atividades esportivas que garantam a Palmas títulos de cidade que incentiva o esporte e a qualidade de vida. Por isso, o Parque ganhou ainda estacionamento amplo, banheiros públicos, iluminação de LED e a Feira das Cores para garantir comodidade aos seus frequentadores.

“O que a gente precisa entender é que a revitalização deste espaço é um novo equipamento público de esporte e lazer inclusivo para esportes novos e alternativos, que vão desde ao slackline que é um esporte fácil de se praticar em ambientes abertos. Se Palmas conquistou a posição de Capital com menor percentual  de obesos não foi à toa, porque sabemos que cada R$ 1 gasto em esporte gera uma economia de R$ 3 em saúde”, frisou o secretário executivo de Esporte e Lazer de Palmas, Rafael Felipe.

O secretário executivo lembrou ainda que a revitalização foi planejada para também atender demanda de esportes que já eram praticados em Palmas mas que demandavam infraestrutura. “Pensamos em atender diferentes modalidades, algumas que não são tão novas como o skate que já tinha uma demanda na cidade de uma pista profissional e a pista de cooper para a corrida que é tradicional. No caso do slacklineque é um esporte fácil de se praticar, normalmente em praças e parques, também vai ter um espaço garantido, assim como a peteca na areia que é bem diferente. No caso das quadras de areia, elas vão comportar desde o vôlei e futebol de areia ao beachtênis que é um dos esportes que mais cresceu no País”, pontuou.

No quesito sustentável, o Parque dos Povos Indígenas será, até a conclusão das outras sete etapas, um grande corredor que interligará áreas verdes desde as áreas vicinais dos córregos Sussuapara e Brejo Comprido até o Lago de Palmas.

Perfil dos atletas

Sandro Dias, Mineirinho

Apesar do apelido de Mineirinho, Sandro Dias é natural de Santo André (SP), sendo considerado um dos melhores skatistas brasileiros da atualidade. Conquistou uma série de títulos ao longo de sua carreira profissional, iniciada em 1995. É hexacampeão mundial pela World Cup Skateboarding (nos anos de 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011), tricampeão europeu (nos anos de 2001, 2003 e 2005) e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles, nos Estados Unidos em 2006. Também é considerado o Rei do 540, tipo de manobra no skate, além de ser o terceiro skatista no mundo a acertar a manobra 900°.

Pedro Rafael Marques

O cearense Pedro Rafael Marques já trabalhou como sorveteiro e garçom antes de se dedicar ao slackline e romper barreiras representando o Brasil em competições mundiais. Se orgulha do título de campeão mundial de slackline. O grande diferencial do atleta é que aprendeu o esporte sozinho e com pouca estrutura.

Harley Marques

Harley Marques foi eleito o melhor jogador de vôlei de praia do mundo em 2008 e 2009. Foi campeão do Circuito Mundial em 2008 com Pedro Solberg. Conhecido por seu forte saque e pela grande qualidade no levantamento venceu o Circuito Banco do Brasil em 2009, ao lado de Alison. Supersticioso, costuma repetir os mesmos óculos ou faixas em todo o campeonato quando vence o primeiro jogo.

Averaldo Pereira

Natural de Porto Nacional (TO), Averaldo Pereira vem fazendo história no vôlei de praia e levando o nome do Tocantins para todos os cantos do mundo. Começou no vôlei de quadra e chegou a disputar alguns JUBS (Jogos Universitários Brasileiros) até se mudar para Brasília (DF). Foi onde recebeu o convite de Léo Vieira para jogar o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Sub-21, em 2009. Ao longo de sua trajetória formou dupla com grandes atletas, mas foi em setembro de 2016, ao lado de Léo Vieira, que subiu ao pódio do Open pela primeira vez, bronze na etapa de Brasília (DF) e de lá para cá foram muitos títulos conquistados.

Léo Vieira

O brasiliense Léo Vieira é outro atleta da praia que começou na quadra. Iniciou sua carreira esportiva no clube da APCEF, em Brasília (DF). Jogava de oposto e chegou a disputar três Campeonatos Brasileiros de Seleções representando o Distrito Federal, sendo um na categoria infanto, quando foi eleito o melhor jogador da competição, e dois na juvenil. Começou no vôlei de praia em 2009 e já formou dupla com Léo Sindice (PB), Klaus (PB), Anderson Melo (RJ), Bernat (RJ) e Bruno (AM), com quem ganhou várias etapas do Circuito Banco do Brasil Regional e bagagem e experiência como atleta. (Secom Palmas)