Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Aline Batista

No Dia Internacional dos Povos Indígenas celebrado nesta quarta-feira, 9, será inaugurada a primeira etapa do Parque dos Povos Indígenas (PPI), a partir das 18h30, com a participação do presidente do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, e do coordenador dos Jogos dos Povos Indígenas e dos Jogos Tradicionais Indígenas do ITC, Carlos Terena, que estarão à frente do ritual da Consagração do Parque.

O PPI, que fica na Avenida LO-04, esquina com a NS-04, região Norte da Capital, contará, nesta primeira etapa, com novo paisagismo e iluminação de LED, pista profissional de skate com 600 quadrados; duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, com arquibancada; duas quadras de areia para prática de peteca e badminton; playground, academias ao ar livre, redário, quadra de areia com suporte para a prática de slackline, banheiros, estacionamento, bicicletário, pista de caminhada, ciclovia e banheiros públicos.

O espaço contará ainda com a Feira das Cores, que terá 30 barracas com mix de produtos diferenciados como naturais, orgânicos, entre outros. Serão vendidas tapiocas e paçocas, sanduíches naturais, sucos naturais, salgados assados, pães, geladinhos e picolés gourmet, sorvetes, açaí, doces, tortas, bolos, frutas, caldos e pamonhas. Também serão comercializados água com e sem gás, sucos naturais, cremes, chocolate quente e frio, cafés e chás. Além disso, haverá barracas para venda de animais, tipo pet shop, artesanatos e decoração. A feira funcionará às quintas-feiras e aos sábados, a partir das 17 horas, e aos domingos, a partir das 7 horas.

Oito etapas

O parque, que formará um corredor ecológico para tráfego de animais, ainda terá a implantação de diversos equipamentos, como biblioteca, museu, laboratórios de ciências naturais, pontos de atendimentos ao ciclista e ao idoso, coleta seletiva de lixo, videoteca ambiental, eco-bistrô, e cine-bistrô. As obras serão feitas em oito etapas e cada uma homenageará as etnias indígenas do Tocantins.

Legado da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que aconteceram em Palmas, em 2015, o Parque dos Povos Indígenas abrange a Praça da Árvore e terá um viés totalmente voltado para a sustentabilidade.

 O PPI terá seis passagens que vão desde a nascente do Córrego Sussuapara, na Praça da Arvore, até o lago de Palmas, integrando homem e natureza. Nas próximas etapas, o parque será conectado a outras áreas verdes, como Água Fria, Orla, Brejo Comprido e Prata, o que fará de Palmas a cidade detentora de uma das maiores florestas urbanas do Brasil.

Parque dos Povos Indígenas (PPI)

Primeiro parque linear do Tocantins, primeiro corredor ecológico da região Norte; primeira etapa de implantação da maior floresta municipal do mundo. O parque busca referências no passado, através de uma grande homenagem aos povos originários do Brasil, destacando sua enorme contribuição na formação da nossa cultura, num parque destinado a conscientizar a sociedade das muitas práticas sustentáveis do presente, com o objetivo de preservar a vida humana na Terra, com qualidade, para o futuro.

O PPI estará para Palmas, como o programa Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) está para o Planeta. Um espaço de mobilização e fomento de reflexão, conscientização e sensibilização popular, bem como, socializador do acesso a informações ligadas à questão ambiental e às práticas sustentáveis. Uma conexão da Prefeitura de Palmas com a população local, para o desenvolvimento de suas políticas e ações em prol da sustentabilidade ambiental e social.

Programação completa

6h – Caminhada no Parque

7h – Coletiva de Imprensa

16h – Visita guiada pela FMA com alunos da rede municipal

16h – Slackline / Futevôlei

18h – Beach Tennis / Vôlei

18h – Artesanato e pintura corporal indígena

18h30 – Ritual de Consagração do Parque feita por índios

19h – Solenidade de Inauguração

19h40 – Descerramento da Placa

19h50 – Descerramento da Lança

20h – Pista de Skate com Sandro Dias

20h – Beach Tennis / Vôlei / Badminton / Slackline (Secom Palmas)