Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) é parceira da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) para levar orientações técnicas para agricultores familiares na programação do projeto “Agosto Verde”. Essa ação terá como tema: “Organização da Produção e Operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, e ocorrerá nesta quinta-feira, 17, das 8h às 12h, no auditório da Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, Aureny III, em Palmas.

No encontro, são esperados agricultores familiares das comunidades: polo de irrigação São João; projeto de Assentamento região Taquari; Santa Fé Chacareiros; PA Entre Rios; Serra do Taquaruçu; Aureny III; Taquaruçu Grande; Irmã Dulce; Taquaruçu Vale Mutum e cooperativas de agricultores familiares do município de Palmas. 

Participam também do evento, extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do TO (Consea), diretores de Escolas estaduais e municipais que operacionalizam o PNAE.  

Na ocasião, os agricultores familiares poderão receber orientações relacionadas à operacionalização do PNAE e PAA; mapeamento da produção, cadastro e proposta de venda do agricultor familiar; planejamento da produção; orientação para plano de vendas; inspeção sanitária de produtos de origem animal e vegetal em atendimento às normas de comercialização para essas políticas públicas.

Produtos

Atualmente, os principais produtos dos agricultores familiares à venda nos programas PAA e PNAE no Tocantins são: arroz, feijão caupi, feijão verde, milho verde, melancia, banana, mamão, abacaxi, limão, farinha de mandioca, abóbora, mandioca, couve, cheiro verde, maxixi, jiló, quiabo, frango, leite pasteurizado e iogurte.