Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Camila Negre

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, declarou empossado nesta quinta-feira, 14, o novo presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) do Tocantins, Mário Benício dos Santos. Ele foi eleito após ter passado 60 dias como presidente interino do conselho e deve concluir os 10 meses de mandato que ainda restam.

Musafir reforçou o caráter democrático das eleições e parabenizou o novo presidente. “Mário Benício foi eleito como presidente estadual do conselho para continuar o trabalho de parceira, mas também de cobrança das ações da saúde. Nosso objetivo é comum, de oferecer cada vez mais e melhor uma saúde digna e qualificada à população, conforme determina o governador Marcelo Miranda, que também enviou os cumprimentos ao novo presidente” destacou.

A eleição foi para escolha do presidente e vice-presidente. Para estes cargos foram eleitos Mário Benício e Emílio Fontoura, respectivamente. “Vamos trabalhar nesses dez meses para adquirir um espaço amplo e digno para o conselho. O espaço é para melhor atender a sociedade que nos procura”, ressaltou o novo presidente.

Perfil

Mario Benício é formado em Serviço Social. Funcionário público federal há 37 anos, foi presidente dos seguintes sindicatos: Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Tocantins (SINTESP-TO), da Central Única dos Trabalhadores (CUT-TO), onde atualmente é secretário geral. Mário também é ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Palmas (CMS) e ex-subsecretário municipal de saúde de Porto Nacional.

O Conselho

O Conselho Estadual de Saúde do Tocantins é uma instância colegiada de natureza permanente e com finalidades deliberativas e fiscalizadoras sobre a execução das políticas públicas de saúde para o Estado do Tocantins.