Saúde

Foto: Igor Flávio

Neste sábado, 16, é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Uma ótima oportunidade para crianças de zero a menores de 15 anos atualizarem os cartões de vacinas. Para isso, basta ir à sala de vacina mais próxima, das 8 às 17 horas, e garantir a imunização necessária. A abertura oficial do Dia D será no Centro de Saúde da Comunidade da Arne 53 (406 Norte), em Palmas/TO. 

Na Capital, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e segue até o dia 22 de setembro, em 15 salas de vacinas distribuídas nos Centros de Saúde da Comunidade. Estão sendo disponibilizadas ao todo 16 vacinas que protegem contra 18 tipos de doenças. O objetivo é aumentar o número de pessoas imunizadas e atualizar os cartões de vacinação.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Tríplice Viral, Febre Amarela, Pentavalente, Tetravalente, DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), Rotavírus, Meningite, Pneumocócica 10 Valente, Poliomielite Oral e Inativada e HPV. Vale lembrar que em Palmas há estoque suficiente das vacinas da Campanha.

Os pais ou responsáveis devem levar um documento e o cartão de vacinação da criança ou adolescente que vai ser vacinado. Se tiver perdido o cartão, é necessário procurar um centro de saúde para resgatar o histórico de vacinas e fazer outro cartão.

Confira os locais de vacinação:

- CSC Arno 42
- CSC Arno 61
- CSC Arne 53
- CSC Arse 24 (Loiane Moreno)
- CSC Arso 41 (Francisco Júnior)
- CSC Arse 82
- CSC Arse 101
- CSC Arse 122
- CSC Taquari
- CSC Laurídes Milhomem (Aureny III)
- CSC Eugênio Pinheiro (Aureny I)
- CSC Santa Bárbara
- CSC Bela Vista
- CSC Santa Fé
- CSC Taquaruçu

 (Secom Palmas)