Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Maradona

A 9ª Festa da Colheita do Capim Dourado teve início nessa sexta-feira, 15, no Povoado do Mumbuca, em Mateiros, região do Jalapão. Até domingo, 17, a comunidade quilombola precursora do artesanato em capim dourado recebe visitantes e convidados num evento marcado por atividades culturais e de formação, para comemorar o início do período de coleta do capim.

Por regulamentação do Governo do Estado para garantir a preservação do capim dourado, o período autorizado para a colheita começa no dia 20 de setembro e segue até 30 de novembro, quando os artesãos devidamente autorizados pelos órgãos ambientais podem colher o capim dourado nos campos de diversas localidades da região. O capim colhido neste período é o que garantirá a produção do artesanato ao longo do ano.

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento  Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) está presente na Festa da Colheita atuando no suporte relacionado ao turismo de base comunitária e levantamento das manifestações culturais da região. 

Presente no evento, a superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Noraney de Fátima Fernandes de Castro, enfatizou a importância do capim dourado para o povoado Mumbuca e demais comunidades da região, tanto do ponto de vista cultural quanto econômico.

"O artesanato em capim dourado se tornou um dos elementos mais característicos do Tocantins. É motivo de orgulho para todo o Estado e pessoas de diversos países têm se encantado com a beleza do nosso ouro. Garantir a preservação dessa matéria-prima precisa ser bandeira não só do poder público e, com a tradicional Festa da Colheita, o Povoado do Mumbuca dá um belíssimo exemplo e transmite esta mensagem a todos os demais artesãos", frisou a superintendente.

Esta preocupação com a preservação fica evidenciada na programação do evento, que contará, entre outros, com um espaço de debates sobre o tema "Desafios e escassez do Capim Dourado: uma realidade no Jalapão". O debate envolverá, além das comunidades da região, representantes de  diversas instituições, dentre as quais, a Seden.

Na abertura oficial da Festa da Colheita, o pastor da comunidade, Telmenilton Almeida, reforçou a importância do capim dourado enquanto fonte geradora de renda no município de Mateiros e lembrou o importante papel exercido por Dona Miúda, que foi um símbolo e principal responsável pela difusão deste tipo de artesanato, deixando um importante legado para todo o Estado. Ele também foi enfático ao pontuar que, apesar do empenho do povoado e dos órgãos governamentais, o capim dourado está desaparecendo gradativamente.

Sobre o evento

A Festa da Colheita do Capim Dourado é realizada pela Associação dos Artesãos  Extrativistas do Povoado do Mumbuca, presidida por Edvan Ribeiro Gomes.

Além de espaço de debate, a festa conta com atividades como cavalgada e corrida de cavalo, palestras, teatro da comunidade, cantores locais e regionais, fogueira, histórias, lendas e cantigas de roda. Ainda, haverá o lançamento da marca Mumbuca.