Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A população de Pedro Afonso e Tocantinópolis terá a oportunidade de dizer o que o Tocantins precisa para alcançar o desenvolvimento. A Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento, Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) da Assembleia Legislativa (AL), estará nas duas cidades debatendo com a sociedade e setores organizados as demandas e problemas enfrentados pela região.

Em Pedro Afonso, região central do Estado à reunião acontece na quinta-feira, dia 21, das 15h às 19h, no auditório da Prefeitura. Já Tocantinópolis, região norte, os debates ocorrem na sexta-feira, dia 22,  das 14h às 18h no Campus da UFT.

Presidida pelo deputado Paulo Mourão (PT), a Comissão Especial tem por objetivo, nortear por meio do debate a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO) Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA) produzindo um orçamento participativo que venha atender de fato as reais necessidades da sociedade.

A Cenovo reúne representantes de diversos segmentos como universidades, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública, federações, sindicatos, empresários, deputados, representantes do governo do Estado e da sociedade civil organizada.

O deputado Paulo Mourão reforça o papel da Comissão para a construção do novo ordenamento político do Tocantins. “Esse é um momento importante e oportuno para que os municípios possam debater, por meio da sociedade organizada, os problemas enfrentados em sua região. É a sociedade organizada exercendo o papel da cidadania, debatendo as demandas e problemáticas dos municípios, para juntos apontarmos o ordenamento nas formas de governança estadual e regional para que os planos de desenvolvimento sejam efetivamente cumpridos”.

Temáticas

São cinco temáticas que estão em discussão: I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias Produtivas e Sustentabilidade Ambiental; II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária; III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora; IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; V) Política de Saúde e Bem-Estar.

Inscrições

A participação nas sessões da Cenovo garante certificado de cinco horas e as inscrições já podem ser feitas pela internet. Para se inscrever basta acessar o link de Pedro Afonso: https://goo.gl/bySgr1  ou de Tocantinópolis:https://goo.gl/t4xsfq. Os certificados somente serão emitidos para quem fizer a inscrição.