Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Ministério Público Estadual (MPE) promove, na próxima segunda-feira, 25, às 14h, audiência pública para discutir assuntos relacionados à greve dos professores da rede municipal de Palmas. O evento ocorrerá na sede da instituição, localizada na Quadra 202 Norte.

A audiência foi convocada pela 21ª Promotora de Justiça de Palmas, Zenaide Aparecida da Silva, que atua na área da proteção e da defesa de crianças e adolescentes.

A finalidade da audiência pública é mensurar os impactos da greve, ouvindo os alunos e seus pais, os servidores da rede municipal de educação e as autoridades públicas acerca de temas específicos, como a substituição dos professores grevistas por profissionais alocados de outras secretárias e por servidores sob contrato temporário, bem como sobre a forma e a qualidade da reposição das aulas e do cumprimento dos dias letivos obrigatórios. O evento também poderá resultar na mediação de uma possível solução para o impasse entre os educadores e os gestores municipais.

Além da comunidade escolar, foram convidados a participar da audiência pública o prefeito Carlos Amastha, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Câmara Municipal de Palmas, Conselho Municipal de Educação, Conselho Estadual de Educação, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone, Centro de Direitos Humanos de Palmas.

Reunião

Na última quinta-feira, 21, a promotora de Justiça Zenaide Aparecida da Silva participou de reunião com os vereadores de Palmas, na sede da Câmara Municipal, que se encontrava ocupada pelos professores. A intenção da reunião foi também discutir aspectos da greve, verificando qual o posicionamento dos parlamentares e em que nível se encontrava o diálogo sobre a questão.