Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faleceu na manhã deste sábado, 21, o empresário, conselheiro e ex-presidente da Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio) e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), Hugo de Carvalho, 80 anos de idade. Ele travava luta contra leucemia.

Autoridades encaminharam nota de pesar, lamentando. O governador Marcelo Miranda frisou que Hugo contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Tocantins, especialmente para o segmento do comércio. "Sua marca ficará registrada, principalmente, pelo trabalho realizado à frente da Fecomércio, entidade que presidiu por quase uma década". 

Segundo a Fecomércio, Hugo de Carvalho presidiu o Sistema Fecomércio Tocantins no período de 2006 a 2014. "Neste momento de dor e luto, todos os diretores, conselheiros e colaboradores do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Instituto Fecomércio Tocantins expressam sinceras condolências e respeito à família enlutada. Desejamos que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares", lamentou a Federação. 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, também prestou solidariedade. Segundo o gestor, Hugo foi presidente da Aciara de 1995 a 1997, onde contribuiu para o desenvolvimento do comércio de Araguaína. "Hugo era natural de Iraí-MG, mas desde 1984 morava no Tocantins, então norte de Goiás. No Estado, desenvolveu atividades comerciais no ramo de bebidas e alimentos e e foi presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios e de Bebidas (Siapabe). Ele deixa seis filhos, cinco netos e a esposa, Maria Tereza Ferreira de Carvalho", informou Ronaldo Dimas. 

O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim das Paineiras, em Araguaína, e o enterro será às 17h30 no mesmo local.  

Outras autoridades encaminharam nota. Confira: 

Marcelo Miranda 

Nota de Pesar

Lamento o falecimento do empresário e ex-presidente da Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio) Hugo de Carvalho, ocorrido neste sábado, 21, em Araguaína. Uma notícia que nos causa tristeza.

Hugo de Carvalho deixa uma contribuição significativa para o desenvolvimento do Tocantins, especialmente para o segmento do comércio. Sua marca ficará registrada, principalmente, pelo trabalho realizado à frente da Fecomércio, entidade que presidiu por quase uma década.

Eu e minha esposa Dulce Miranda nos solidarizamos com a família de Hugo de Carvalho, pedindo a Deus que conforte os corações de familiares e amigos nesse momento de dor.

Marcelo Miranda

Governador do Tocantins

____________________________*** 

Fecomércio 

É com profundo pesar que o Sistema Fecomércio Tocantins informa o falecimento de seu conselheiro e ex-presidente, Sr.  Hugo de Carvalho, que veio a óbito aos 80 anos neste sábado, dia 21 de outubro, após lutar bravamente contra leucemia. Ele será sepultado hoje, às 18h30, no Cemitério Jardim das Paineiras. O velório também ocorre no mesmo local, a partir das 14h.

Hugo de Carvalho presidiu o Sistema Fecomércio Tocantins no período de 2006 a 2014. Além da atuação como sindicalista, Hugo de Carvalho era empresário e sócio-proprietário da empresa Norbram. Contribuiu com a fundação do Sistema Fecomércio Sesc Senac Tocantins e dos sindicatos de sustentação, dentre eles o Siapabe - Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios e Bebidas do Estado do Tocantins, do qual foi fundador e presidia desde então. Atualmente atuava também como diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Foi diretor da SUDAN, atuou como presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no biênio 2009/2010, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e integrou a diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC.

Hugo de Carvalho era natural de Iraí/MG. Morava em Araguaína desde 1984, quando escolheu a cidade para desenvolver suas atividades comerciais no ramo de bebidas e gêneros alimentícios. Reconhecido como pai dedicado, Carvalho deixa seus seis filhos e a esposa, Maria Tereza Ferreira de Carvalho.

Neste momento de dor e luto, todos os diretores, conselheiros e colaboradores do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Instituto Fecomércio Tocantins expressam sinceras condolências e respeito à família enlutada. Desejamos que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares.

____________________________***

Prefeito Ronaldo Dimas /Araguaína 

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), Sebrae e Fecomércio no Tocantins, Hugo de Carvalho, ocorrida na manhã deste sábado (21) em Araguaína, vítima de leucemia. 

Aos 80 anos, Hugo atualmente era conselheiro da Fecomércio Tocantins. Foi presidente da Aciara de 1995 a 1997, onde contribuiu para o desenvolvimento do comércio de Araguaína. Como presidente do Sistema Fecomércio, de 2006 a 2011, realizou grandes projetos que colocaram o Tocantins entre as três melhores unidades do Sebrae no País.

Hugo era natural de Iraí-MG, mas desde 1984 morava no Tocantins, então norte de Goiás. No Estado, desenvolveu atividades comerciais no ramo de bebidas e alimentos e e foi presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios e de Bebidas (Siapabe). Ele deixa seis filhos, cinco netos e a esposa, Maria Tereza Ferreira de Carvalho.

O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim das Paineiras, em Araguaína, e o enterro será às 17h30 no mesmo local.  Reiteramos respeito e solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus dê força e sabedoria para superar a dor neste momento.

Ronaldo Dimas

Prefeito

_________________________________***

Aciara 

É com imenso pesar que a Associação Comercial e Industrial de Araguaína - ACIARA recebeu a notícia do falecimento do Sr. Hugo de Carvalho, na manhã deste sábado, 21 de outubro.

O empresário tocantinense foi presidente da entidade araguainense no biênio 1995/1997 e contribuiu decisivamente para o crescimento não só da ACIARA, mas do comércio e todo o setor produtivo de Araguaína.

Hugo de Carvalho também foi presidente do Conselho Deliberativo SEBRAE Tocantins (2009-2011) e do sistema Fecomércio/SESC/SENAC (2006-2014).

Nascido em Minas Gerais, Sr. Hugo veio para Araguaína, ainda região do norte de Goiás, para desenvolver atividades nos ramos de gêneros alimentícios e de bebidas. O velório será às 14 horas, no cemitério Jardim das Paineiras. O sepultamento será no mesmo local, às 17 horas.

Os associados e diretores da ACIARA expressam seus sentimentos aos familiares e amigos do empresário. Que Deus conforte o coração de todos.​

___________________________________***

Paulo Mourão 

É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do empresário e ex-presidente Sistema Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, que faleceu na manhã deste sábado, dia 21, aos 80 anos, após lutar contra uma leucemia.

O Tocantins sofre uma grande perda, em especial a cidade Araguaína, com o falecimento deste mineiro determinado e empreendedor, que chegou ao município na década de 80, para trabalhar com comércio, no ramo de bebidas e gêneros alimentícios.

Além de contribuir com a fundação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac/Tocantins o empresário foi um impulsionador do crescimento e modernização do comércio e todo o setor produtivo de Araguaína, contribuindo nas importantes discussões e decisões em prol da classe empresarial tocantinense. 

Externamos aqui, nossos sentimentos, nesse momento de dor, angústia e tristeza, envio nossa solidariedade à família enlutada, rogando para que Deus conceda forças e conforte os corações de todos para que possam superar essa grande perda.

 Paulo Mourão

Deputado Estadual

___________________________________***

Secretário de Desenvolvimento 

Foi com grande pesar que a recebemos a notícia do falecimento do empresário e ex-presidente da Fecomércio-TO, Hugo de Carvalho, neste sábado, 21. À frente da Federação, ele construiu um importante legado e fortaleceu de modo decisivo o setor empresarial no Estado.

A contribuição que deu para o desenvolvimento econômico e social, especialmente ao promover a geração de postos de trabalho,  ficará marcada na história do Tocantins.

Alexandro de Castro 

Secretário de do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins

____________________________________***

Nota - Siqueira Campos

Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do empresário e ex-presidente da Fecomércio,  Hugo de Carvalho.
O Tocantins perde um dos seus mais importantes empreendedores. Homem que acreditou nesse Estado e deu grande colaboração na sua consolidação. Tanto como Conselheiro da Fecomércio ou como seu presidente,  deixou sua marca desde a sua fundação e foi fundamental para que essa importante instituição alcançasse os índices de credibilidade que possui junto a todos os tocantinenses. Sem dúvidas, o senhor Hugo de Carvalho teve participação decisiva no fortalecimento da iniciativa privada no Estado,  com a geração de de divisas e milhares de empregos, principalmente no Comércio.

O legado de Hugo de Carvalho ficará em nossas memórias e já está  na história do Tocantins.

Em nome de toda a família Siqueira Campos,  encaminho aos familiares e amigos os meus sinceros sentimentos e os votos de que Deus possa confortar o coração  de todos nesse momento de muita emoção.

Siqueira Campos
Ex-governador do Tocantins