Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Iranilde Gonçalves

Foto: Iranilde Gonçalves

No sábado (18), a partir das 7h30, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), e das prefeituras municipais de Combinado, Lavandeira e Novo Alegre, realiza a IV Feira e Encontro da Agricultura Familiar da região. O evento acontecerá em Combinado, no espaço da feira coberta, centro da cidade, tendo como foco as questões ambientais, com distribuição de mudas e incentivo para divulgação e comercialização dos produtos cultivados, e produzidos pelos agricultores, atendidos pelo Ruraltins.

Durante toda a programação, os agricultores assistirão palestras, apresentações culturais, receberão mudas de arvores, orientações sobre comercialização/exposição dos produtos e participarão de ações sociais gratuitas, com corte de cabelo.

De acordo com Carlos Rodrigo Xavier de Oliveira, chefe do escritório local do Ruraltins de Combinado, a feira faz parte das ações planejadas pela equipe para o ano de 2017. “Busca contribuir de forma direta para que os agricultores possam ter a oportunidade de mostrar sua força. Esse é o nosso objetivo. Durante todo o ano, trabalhamos com os agricultores, orientando e incentivando-os para produzirem com mais qualidade e produtividade. Com a realização da feira, eles contam com mais uma alternativa de comercialização dos seus produtos” ressalta Xavier.

Para Pedro Dias, presidente do Ruraltins, a feira de Combinado encerra a ação de feiras previstas no Plano Plurianual da instituição. “Para realização de eventos como este, nós temos todo um planejamento. As feiras e encontros dedicados exclusivamente aos agricultores familiares são pensados para que os agricultores conhecer outros agricultores, inter-relaciona-se, fazer negócios imediatos e futuros”, comenta Pedro Dias.