Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretária de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realiza entre os dias 20 e 24 de novembro, a 15ª Semana Estadual Sobre Drogas com atividades coordenadas pela Superintendência de Ações sobre Drogas. A abertura, nesta segunda-feira, 20, será às 14 horas, no Centro de Ensino Médio Castro Alves, na quadra 305 Norte, em Palmas. Dentro da programação serão iniciadas as atividades do Projeto Prevenir e a realização, nos dias 23 e 24, doCongresso Estadual de Políticas Sobre Drogas na Contemporaneidade. 

Atividades do Projeto Prevenir irão percorrer mais de 40 municípios do Tocantins, levando esclarecimentos sobre álcool e outras drogas, através de apresentações desenvolvidas pela companhia “Os Kaco de circo e teatro”, para a comunidade escolar e local. “Conscientização através da cultura, do teatro e da inclusão social são as ferramentas fundamentais para a realização do Projeto Prevenir, que busca desenvolver ações de conscientização e prevenção nos espaços sociais”, explicou o secretário da Cidadania e Justiça, Glauber de Oliveira Santos. 

De acordo com o superintendente de Ação Sobre Drogas da Seciju, José Américo Rosa Júnior, serão mais de 50 apresentações, ações e debates em 40 municípios do Estado. “A semana vai debater os quatro eixos da política sobre drogas que são: prevenção, tratamento, reinserção social e repressão”, avisou ele. 

Ainda, segundo o secretário Glauber de Oliveira, será uma oportunidade importante para reflexão e fortalecimento das políticas públicas sobre drogas no Tocantins. “É o momento de apresentar as ações de planejamento, gestão e avaliação de dados e assim potencializar as ferramentas para prevenção, redução de danos e tratamento de pessoas que têm problemas com álcool e outras drogas” pontuou. 

Já o Congresso Estadual de Políticas Sobre Drogas na Contemporaneidade, começa dia 23 de novembro, às 8 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, em Palmas. O debate inicial será centralizado no tema do congresso, que trata sobre os Desafios do Cuidado em Abuso do Álcool e outras Drogas. As inscrições já foram disponibilizadas online, pelo link: http://bit.ly/inscricaocongressosobredrogasTO. A programação do congresso pode ser acessada aqui: http://bit.ly/programacaocompletacongresso.