Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação SSP/TO

No final da tarde deste último domingo, 10, a equipe multimissão a bordo do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), órgão ligado a Secretária da Segurança Pública, efetuou a remoção aeromédica de uma criança de 2 anos de idade que se encontrava em situação grave e preocupante, da cidade de Paraíso do Tocantins para o Hospital Geral de Palmas/TO.

A criança, que é de Pium, interior do Estado, foi vítima de TCE (trauma crânio encefálico), estando em estado grave após uma queda, necessitando de maiores cuidados que aqueles oferecidos na unidade de Paraíso. Desta maneira, a aeronave do Ciopaer, de imediato, decolou com destino a Paraíso do Tocantins a fim de realizar o transporte aeromédico de urgência.

Após estabilizada pela equipe médica do SAMU, a criança foi embarcada no Tocantins 01 e levada em segurança pela equipe do CIOPAer até o Hospital Geral de Palmas (HGP). A distância do Hospital de Paraíso até o HGP é de 70 km, podendo levar até 1h07min de viagem rodoviária.

Pelo transporte aéreo a distância diminui em 10 km, sendo realizado pelo helicóptero em apenas 18 minutos. Desconsiderando que o transporte rodoviário poderia trazer mais transtorno para o paciente em virtude dos buracos e do risco de acidentes.  

Após posar no HGP, a criança foi recebida por uma equipe multidisciplinar que já estava a sua espera e, desta maneira, a vítima pode receber o atendimento especializado do qual precisava.