Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A colheita do abacaxi irrigado foi iniciada em novembro de 2017 e estende até o final deste mês

A colheita do abacaxi irrigado foi iniciada em novembro de 2017 e estende até o final deste mês Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro A colheita do abacaxi irrigado foi iniciada em novembro de 2017 e estende até o final deste mês A colheita do abacaxi irrigado foi iniciada em novembro de 2017 e estende até o final deste mês

Neste mês de fevereiro os produtores de abacaxi encerram a colheita do abacaxi irrigado, e comemoram mais uma safra recorde na produção e produtividade do fruto. A colheita iniciada em novembro do ano passado estende até o final deste mês. Na safra passada 2015/2016 foram colhidas 56.850 toneladas do fruto, na safra 2016/2017 essa produção subiu para 64 mil toneladas, numa área de 3.350 hectares de abacaxi.

As principais regiões produtoras estão nos municípios de: Miranorte, Rio dos Bois, Miracema, Barrolândia, Pau D’Arco, Juarina, Bernardo Sayão, Porto Nacional (Projeto Hidroagrícola São João), Aparecida do Rio Negro e Dianópolis (Projeto hidroagrícola Manuel Alves).

O abacaxi tocantinense possui as suas peculiaridades no sabor (brix) teor adocicado, por apresentar condições climáticas e solo favoráveis. O engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Antônio Cassio Filho, ressalta que para uma boa produção os produtores utilizam de tecnologias nas boas práticas desde o plantio até a colheita. “Essas ferramentas são importantes para alcançar um fruto produtivo e de qualidade e, consequentemente conquista de novos mercados consumidores”, disse.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o fruto é exportado para 19 estados brasileiros, garantindo o mercado e movimentando a economia tocantinense.

Qualidade

Para alcançar maior produtividade, qualidade, menos custos e maior renda, os produtores investem em tecnologias mais avançadas. No projeto São João, município de Porto Nacional, por exemplo, o produtor Marcelo Galati, utiliza das boas práticas desde o plantio até a colheita do fruto. Numa área cultivada de 300 hectares, a produção é escalonada e mecanizada, com uma produtividade de 22 mil frutos por hectare. A capacidade produtiva pode chegar a 6 milhões de frutos por ano. “Nesta safra estamos colhendo 100 hectares, sendo que os trabalhos de colheita na lavoura teve início em dezembro e se estende até o mês de junho”.

Marcelo Galati explica que os frutos são selecionados na hora da colheita, por isso é necessário usar a boa técnica de acordo com o que pede o mercado consumidor. “O mercado enfrenta a super oferta, portanto temos que organizar esta cadeia produtiva para conseguir uma melhor renumeração pelo produto”, disse o produtor.

Tecnologia

O uso da tecnologia nas lavouras é também ferramenta fundamental para alcançar bons resultados na produção. O produtor Fabiano Lino, do município de Miracema do Tocantins, utiliza a mecanização principalmente para a pulverização, adubação e indução dos frutos. “Isso proporciona um melhor controle da produção e a boa qualidade do abacaxi. Cerca de 70% dos frutos pesam mais de 1,6 Kg, o que é considerado uma ótima produtividade”, disse. Nesta safra o produtor está colhendo fruto de uma área de 9 hectares, mas na próxima safra pretende aumentar para 12 hectares de abacaxi.