Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Elson Lino deverá prestar depoimento assim que receber alta

Elson Lino deverá prestar depoimento assim que receber alta Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Elson Lino deverá prestar depoimento assim que receber alta Elson Lino deverá prestar depoimento assim que receber alta

A Polícia Civil aguarda a melhora do estado de saúde do prefeito de Novo Acordo, Elson Lino de Aguiar (MDB) para ouvi-lo a respeito da tentativa de homicídio que sofreu e as acusações do suspeito de ser mandante do crime, o vice-prefeito Leto Moura Leitão (PR), de um suposto esquema de pagamento de propinas na prefeitura do município, que teria motivado o crime.

De acordo com o delegado Diogo Fonseca da Deic de Porto Nacional que investiga o caso, a polícia deverá verificar ainda nesta segunda-feira, 14, o estado de saúde de Elson Lino, que ainda está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) para definir quando o prefeito poderá depor. Na última sexta-feira, 11, o prefeito passou por uma cirurgia de reconstrução facial, mas segundo parentes, ele se recupera bem e fora de risco de morte.

Neste fim de semana a juíza Aline Marinho Bailão Iglesias, da 1ª Escrivania Criminal de Novo Acordo, decretou a prisão preventiva de Leto Moura e de outros dois suspeitos pelo crime: o empresário Paulo Henrique Sousa e Gustavo Araújo da Silva.

Propina

De acordo com a polícia, uma briga por distribuição de propinas em uma divisão de recursos advindos de fraudes em licitações na Prefeitura de Novo Acordo teria motivado o crime.

O vice-prefeito nega ter encomendado a morte de Elson Lino, mas teria revelado à polícia detalhes do suposto esquema de fraudes em licitações que ocorreria na prefeitura.

A prefeitura de Novo Acordo repudiou as acusações do vice-prefeito. O secretário de administração do município, Sildomar Alves Pereira, emitiu uma nota na qual nega qualquer esquema de propina e que o prefeito jamais permitiu qualquer tipo de ato ilícito durante o seu mandato, não tendo autorizado qualquer tipo de pagamento sem devido processo licitatório.

Crime

Elson Lino de Aguiar foi internado no HGP após ser baleado na última quarta-feira, 9, dentro de sua casa em Novo Acordo. Segundo a polícia, ele levou três tiros, um deles chegou a atingir o rosto, mas a vítima conseguiu sair de casa e pedir ajuda. O prefeito recebeu os primeiros-socorros em uma unidade de saúde de Novo Acordo e transferido para Palmas em seguida.