Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Morador registrou bancos de areia após nível do rio Tocantins baixar bruscamente em Pedro Afonso (Reprodução)

Após o registro de uma baixa incomum no nível do Rio Tocantins na semana passada, em pleno período de chuvas, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que a diminuição do nível da água foi ocasionada pela operação da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães em Lajeado.

Segundo a secretaria, o Operador Nacional de Sistema (ONS), responsável pela operacionalização da usina, determinou a abertura das comportas no último dia 21 para geração de energia acima do que estava previsto. A abertura gerou uma vazão de água anormal, na qual foram liberados 1976 m³/s.

No dia 23, segundo a pasta, as comportas foram novamente fechadas para recuperação do reservatório, registrando uma vazão de entrada no reservatório de 1023 m³/s e liberando uma vazão de saída de 275m³/s. Por este motivo o nível do Rio Tocantins abaixo do reservatório teria apresentado uma diminuição tão brusca. “Em virtude disso houve uma baixa repentina no nível do rio Tocantins que foi percebido na região da Cidade de Pedro Afonso. Ainda no dia 24 o registro da vazão de entrada no reservatório foi de 968 m³/s, liberando uma vazão de saída de 282 m³/s”, informou a Semarh.

A alteração do nível da água foi percebida tanto acima quanto abaixo do reservatório. Enquanto na região de Pedro Afonso os moradores registraram grandes bancos de areia e baixíssimo nível de água após o dia 23, acima do reservatório também foram registradas imagens da diminuição do nível do lago da usina bem como dos córregos que nele desaguam.

A reportagem do Conexão Tocantins questionou a Investco a respeito dos motivos pelos quais houve uma necessidade maior de geração de energia especificamente no dia 21 de novembro. Ainda aguardamos resposta.