Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Projeto Aprender e Crescer, em Lajeado, é um dos beneficiados Projeto Aprender e Crescer, em Lajeado, é um dos beneficiados

O Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais do Grupo EDP, investirá mais de 1,3 milhão de reais em seis projetos sociais no Tocantins por meio do seu Edital de 2020. As iniciativas envolvem áreas como cultura, educação, esporte, geração de renda, empreendedorismo, voluntariado e saúde.

Serão apoiadas as iniciativas Aprender e Crescer – Lajeado 2, Fundo do Idoso – Amparo ao Idoso – Hospital do Amor, Inclusão Social Através do Futebol 3 – Paranã, Inclusão Social Através do Futebol 5, Mais Participação, Saleconect ‘’Iniciação ao Mundo do Trabalho por Meio da Tecnologia’’.

Nacionalmente, o Instituto EDP vai investir mais de 6,2 milhões de reais em 32 projetos sociais no ano de 2020. Além do Espírito Santo, o Edital também contempla outros seis estados do país onde a Companhia atua, Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

“Buscamos ajudar na transformação social, seja pela ação direta ou apoiando projetos. Em 2020, temos 32 iniciativas que promovem o desenvolvimento humano das mais diversas formas. Acreditamos que assim podemos continuar contribuindo com a melhora da sociedade e seguir atuando de forma sustentável”, explica Luis Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP.

Confira alguns projetos:

Gerenciado pela Associação Atlética Atenas, o projeto Aprender e Crescer atendeu cerca de 450 estudantes em 2019, estando presente nos municípios de Lajeado, Palmas, Paranã, Peixe e Miracema. Com o objetivo de desenvolver os jovens e contribuir para uma formação cidadã dos estudantes, a iniciativa distribui materiais esportivos para diversas escolas da rede pública de ensino, com kits compostos por calção, camiseta, meião e chuteira, e todo o material necessário para a execução do projeto, como bolas, cones e redes. Além das práticas esportivas, o objetivo é melhorar a qualidade das aulas com o acompanhamento e reforço oferecido aos estudantes para que tenham as melhores condições no dia a dia escolar.

Já o projeto Saleconect: “iniciação ao mundo do trabalho por meio da tecnologia” tem o objetivo de qualificar futuros profissionais contribuindo com o seu desenvolvimento pessoal, formando adolescentes e jovens capazes de acompanhar, propor e participar das mudanças que ocorrem nas empresas e organizações, com competência, ética e responsabilidade. Desse modo, a iniciativa visa promover a inclusão digital e social destes estudantes através de uma formação inicial e da capacitação para a inserção no mercado de trabalho.

Conheça os projetos aprovados no Edital EDP 2020:

Projeto/ONG

Objetivo

Área de atuação

Fundo do Idoso - Amparo ao Idoso - Hospital de Amor

Ampliar as atividades de tratamento e combate ao câncer realizados de maneira 100% gratuita.

Tocantins

Aprender e Crescer - Lajeado 2

Democratizar, através do esporte, o acesso a cultura, educação e hábitos saúdaveis para crianças e adolescentes da rede pública de ensino do município de Lajeado - TO.

Tocantins

Inclusão Social através do Futebol 3 - Paranã

Democratizar, através do esporte, o acesso a cultura, educação e hábitos saúdaveis para crianças e adolescentes da rede pública de ensino do município de Paranã - TO.

Tocantins

Inclusão Social através do Futebol 5

Democratizar, através do esporte, o acesso a cultura, educação e hábitos saúdaveis para crianças e adolescentes da rede pública de ensino dos municípios de Peixe, Palmas e Miracema - TO .

Tocantins

Mais Participação

Promover o engajamento de crianças e adolescentes  na causa socioambiental e a replicação das tecnologias de saneamento sustentável nas comunidades através de palestras e oficinas.

Tocantins

Saleconect: “iniciação ao mundo do trabalho por meio  da tecnologia”

Promover a inclusão digital e social de adolescentes e jovens através de uma formação inicial e capacitação para inserção no mercado de trabalho.

Tocantins

Participaram do processo de seleção iniciativas aprovadas pelas Leis de Incentivo Federal nas áreas de Cultura (Lei Rouanet/Cultura – Nº 8.313/91), Esporte (Esporte – Nº 11.438/06), Saúde (PRONON/Saúde – Nº Lei 12.715/12, destinadas à Oncologia, e PRONAS/Saúde – Nº Lei 12.715/12), Criança e Adolescente (Lei Nº 8069/90) e Idoso (Lei Nº 12.213).