Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Pela segunda vez o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, foi selecionado para o Programa Reforça, que tem o propósito de formar e capacitar em gestão e administração, as Organizações da sociedade civil. Membra do Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs (ICFO), a Phomenta é quem coordena a ação juntamente como o Instituto EDP.

Visando fortalecer e acelerar o aperfeiçoamento da organização, a coordenadora de projetos do Cedeca, Bárbara Xavier, conta que essa seleção é um importante passo para garantir um grande impacto social na luta pela promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Para Bárbara “o projeto também é uma forma de aperfeiçoamento dos processos de trabalho e gestão, para que as ações da equipe tenham sustentabilidade e continuidade”.

Durante a seleção, Deborah Coutinho, agente de projeto da Phomenta, afirma que a necessidade de trabalhar novamente com organizações que já tinham participado do Reforça em 2020 e o bom engajamento nas entrevistas e documento solicitados, foram os principais fatores para a escolha do Cedeca.

“O outro motivo do Cedeca ter sido escolhido foi porque a gente conseguiu unir o conhecimento dos voluntários, com o desafio da organização que nos foi enviado. E com isso, ficamos muito felizes com a formação do grupo!”, declara.

Debora Coutinho também explica que o objetivo do programa é solucionar os desafios das Organizações selecionadas, em que são formados times com colaboradores que detém conhecimentos específicos para solucioná-los. Em suma, funciona como uma consultoria social, para auxiliar organizações que estejam passando por desafios na gestão interna.

Outros programas com a Phomenta

Entre os programas oferecidos pela Phomenta, o Cedeca Glória de Ivone participou da edição de 2020 do programa de aceleração, sendo certificado em Boas Práticas em Transparência e Gestão. Prêmio que visa melhorar a gestão e proporcionar confiança aos parceiros e à sociedade civil. Ao todo, foram analisados os seguintes pontos: Jurídico, Governança, Financeiro, Potencial de Impacto, Transparência e Comunicação. Na avaliação, o Cedeca atingiu 92%.

Atualmente, o Cedeca também está participando da 5ª edição do Programa de Aceleração de Impactos Sociais (PAIS), voltado para planejamento e obtenção de mais voluntariados, doadores e empresas parceiras.