Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Atualmente, segundo números do Sebrae, Araguaína conta com uma média de 40 projetos em fase de teste e implantação

Atualmente, segundo números do Sebrae, Araguaína conta com uma média de 40 projetos em fase de teste e implantação Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Atualmente, segundo números do Sebrae, Araguaína conta com uma média de 40 projetos em fase de teste e implantação Atualmente, segundo números do Sebrae, Araguaína conta com uma média de 40 projetos em fase de teste e implantação

Há seis meses o advogado Vinicius Lima teve a ideia de iniciar um projeto de startup que ofereça atendimento jurídico para microempreendedores. O objetivo é auxiliar os futuros clientes a fugir da inadimplência. Ele estava presente no encontro realizado no auditório do Sebrae de Araguaína, nesta última segunda-feira, 17, que reuniu donos de projetos desse modelo de negócio, além de empresários de vários outros segmentos.

O objetivo do encontro foi de discutir estratégias para incentivar o crescimento das startups no município com o vice-presidente da Comissão Especial das Startups da Câmara, o deputado federal Tiago Dimas. “Queremos ouvir cada empresário sobre o que pode ser acrescentando na Legislação que trata dessas empresas, e assim alcançarmos resultados positivos, aumentando a abertura de novas startups na Região Norte do País, e o Tocantins não pode ficar de fora”, disse deputado.

Oportunidades

“O nosso intuito inicial é educar o pequeno empresário mostrando formas de combater a inadimplência em seu negócio. Outro ponto que irá diferenciar nosso projeto será o de oferecer oportunidade para que o empreendedor abra sua empresa sem a presença física de um advogado”, explicou o advogado Vinicius.

Em Araguaína, esse é o primeiro projeto de startup no seguimento jurídico e está em fase de desenvolvimento e de acompanhamento pelo Serviço Brasileiro de Atendimento as Empresas – Sebrae/TO.

Números

Atualmente, segundo números do Sebrae, Araguaína conta com uma média de 40 projetos em fase de teste e implantação e seguem acompanhados por meio de um programa do órgão, que dá o suporte necessário para o desenvolvimento do modelo de negócio.

De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Município, Hélter Dantas, a expectativa é de que esse número cresça ainda mais e que novos debates sobre o avanço desse segmento possam ser realizados.

“Araguaína é um celeiro para as startups, afinal, é uma cidade que está em franco crescimento, com um mercado de 1 milhão de consumidores que abrange também pessoas de outras regiões; temos as faculdades que incentivam o empreendedorismo, e que motivam a abertura de novos empreendimentos que tragam ideias inovadoras e tecnológicas, como é o caso desse modelo de negócio”.

Saiba mais

A startup é uma ideia de empresa ou uma empresa nascente voltada à tecnologia e inovação que tenha como objetivo desenvolver e aprimorar um modelo de negócio. Elas têm capacidade de desenvolver produto ou serviço inovador. 

A resposta de mercado determina o sucesso da startup, logo, o foco principal é buscar soluções de problemas do cliente e criar uma ideia inovadora que ainda não foi utilizada pelo mercado.