Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O SINASEFE - Seção Sindical-IFTO informou nesta quinta-feira, 30, que, na madrugada da última terça-feira, o outdoor com a peça da campanha #ForaBolsonaro, realizado pela entidade, foi alvo de vandalismo, dez dias após ser instalado no centro de Palmas/TO.

Segundo a entidade sindical, mais uma vez apoiadores "radicais do Governo Bolsonaro demonstram atos autoritários e afrontosos à democracia, que tem como um dos seus pilares a liberdade de expressão”, afirma em nota.

Segundo o sindicato a adesão à campanha #ForaBolsonaro se deu no dia 17 deste mês, com o objetivo principal de repudiar a forma “desastrosa como o Governo Federal vem atuando, especialmente, diante da pandemia que já registrou mais de 90 mil mortes no Brasil”, afirma a entidade. Faz parte da campanha, segundo o sindicato, a instalação de outdoors nas ruas de Palmas e peças para divulgação nas redes sociais, enfatizando que “a morte não pode governar o Brasil”.

A entidade ainda destaca que a campanha foi aprovada no 33° Congresso Nacional do SINASEFE e pelos sindicalizados da Seção Sindical IFTO em Assembleia Geral mediante a tirada de delegados para o referido Congresso Nacional. “Além disso, por meio de avaliação (auditável) realizada pelo Sindicato junto aos seus sindicalizados entre os dias 20 e 28 de julho, 72% dos entrevistados responderam apoiando a referida campanha, inclusive a fixação do outdoor vandalizado”, informa a entidade.

Ainda segundo a entidade, após a divulgação do vandalismo em relação ao referido outdoor, o SINASEFE recebeu várias mensagens de apoio e solidariedade, especialmente dos sindicalizados.

O professor do IFTO, Jânio Carlos, relembra que desde 2015 os apoiadores de Bolsonaro realizam atos de manifestação utilizando outdoors: "Até mesmo antes de poder fazer campanha eleitoral muitos outdoors já foram instalados, mas o questionamento que fica é quantos destes em favor do Bolsonaro foram vandalizados no Tocantins?", questiona.

Segundo Kairo Tavares, membro da Direção do SINASEFE – Seção Sindical IFTO, a adesão à campanha pela Seção Sindical vem recebendo apoio da “maioria esmagadora dos seus sindicalizados e da comunidade externa, fato que foi comprovado pela avaliação de satisfação realizada junto aos sindicalizados", diz.

Ainda segundo Kairo Tavares, a reação da comunidade em razão do ato de vandalismo que destruiu o outdoor foi ainda mais significativa. "A divulgação da destruição do outdoor gerou várias manifestações de apoio ao Sindicato, bem como motivou os próprios sindicalizados a darem sequência à campanha #ForaBolsonaro, por meio do lançamento de uma vaquinha suficiente para colocar um novo outdoor no lugar da peça que foi destruída e ainda colocar um segundo outdoor também na capital”, afirma Tavares.

Boletim de Ocorrência

A Diretoria do SINASEFE informa que foi registrado, nesta última quarta-feira, 29, um Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial para que os vândalos sejam identificados e punidos.