Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Quem circula pelo centro de Palmas/TO deve ter se deparado nos últimos dias com outdoors instalados em rotatórias da capital com críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Duas peças publicitárias neste sentido foram colocadas em pontos estratégicos da cidade; uma fica na Avenida JK, nas imediações do Colégio São Francisco; a outra foi instalada próxima ao shopping Capim Dourado.

Segundo o idealizador da ideia, Tiago Costa Rodrigues, a proposta surgiu de conversas trocadas com amigos insatisfeitos com o Governo Federal. “Através de mensagens trocadas no Whatsapp nós percebemos a insatisfação com o governo. Também vimos algumas ações sendo feitas em outras cidades e decidimos fazer aqui em Palmas também”, explicou Tiago que é cientista social.

 Idealizador da ideia, Tiago posa em frente a um dos outdoors (Fotos: Divulgação/ redes sociais)

Os outdoors trazem a imagem de Bolsonaro acompanhadas de frases com uma pegada regional. Um deles diz: “Cabra à toa. “Não vale um pequi roído. Palmas quer impeachment já!”. No outro, a imagem do presidente tem rodelas de laranja nos olhos com a frase “Aí meeente! Vaza Bolsonaro. O Tocantins quer paz”. As laranjas fazem alusão às denúncias de candidaturas de fachada do PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu presidente em 2018. A peça também traz uma imagem do presidente com duas caixas de hidroxicloroquina, remédio sem eficácia contra o coronavírus comprovada cientificamente mas defendido incessantemente por Bolsonaro.

O ato de protesto em Palmas só foi possível graças a uma vaquinha virtual para arrecadação de dinheiro, conta Tiago. “Inicialmente a ideia era levantar grana para um outdoor apenas, mas conseguimos arrecadação para dois”.

Outdoor faz alusão às denúncias de candidaturas laranjas do PSL e à defesa incessante de Bolsonaro pela cloroquina 

Quem também vem protestando na capital por meio de outdoor contra o governo Bolsonaro é a SINASEFE - Seção Sindical-IFTO. Segundo o sindicato a adesão à campanha #ForaBolsonaro se deu com o objetivo principal de repudiar a forma como o Governo Federal vem atuando, especialmente, diante da pandemia.