Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina
  • Antônio Andrade comandou a sessão solene na qual foi reconduzido ao cargo de presidente

O deputado estadual Antônio Andrade (PTB) foi reconduzido ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, em uma sessão solene restrita aos parlamentares e algumas autoridades, sem convidados, devido à pandemia de covid-19. O governador Mauro Carlesse (DEM) e o vice-governador Wanderlei Barbosa (SD) prestigiou a posse.

Todos os novos membros da mesa-diretora da AL são aliados do Poder Executivo. Durante a posse, o governador destacou esse alinhamento ao mencionar a liberação de emendas aos parlamentares. "Temos procurado pagar [as emendas parlamentares] o mais rápido possível, pois quando quando elas são colocadas para a saúde ou kits alimentação, não tem burocracia. Colocamos pessoas técnicas para aprovar o mais rápido possível e pagá-las para atender a noss apopulação", disse o governador.

Andrade foi reeleito por unanimidade ainda no mês de julho do ano passado para mais dois anos à frente do Poder Legislativo tocantinense. Ele concorreu em chapa única e sem candidaturas avulsas.

Também tomaram posse nesta segunda-feira os demais membros da mesa-diretora da Casa: Cleiton Cardoso (PTC), vice-presidente; Leo Barbosa (Solidariedade), 2º vice-presidente; Jair Farias (MDB), 1º secretário; Valdemar Júnior (MDB), 2º secretário; Vanda Monteiro (PSL), 3ª secretária; e Amália Santana (PT), 4ª secretária.

De acordo com o regimento interno da Casa, o mandato dos membros da nova mesa-diretora vai até o fim da atual legislatura, no final do ano de 2022.

A sessão solene de posse da nova mesa-diretora também marca a abertura do ano legislativo e o início dos trabalhos da Assembleia Legislativa em 2021.