Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Foto: Flaviana Ox

Começa nesta sexta-feira, 10, a temporada online do espetáculo cênico-musical “Sou Poeta”, com fragmentos de poesias, sonetos, trechos de poemas e obras completas dos escritores José Gomes Sobrinho (in memoriam), Tião Pinheiro e Odir Rocha. Ao longo de oito dias, no canal do Youtube de A Barraca Cia de Artes, sempre às 19h30, serão exibidas cenas diferentes do espetáculo, gratuitamente.

Os textos ganham corpo, voz e movimento em interpretação do elenco de A Barraca Cia de Artes, formado pelas atrizes Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Magna Carneiro e Sheyla Virgínio. Os figurinos trazem uma paleta de cores e apresentam a simbologia do Cerrado tocantinense, com elementos figurativos típicos da flora local, como o coco babaçu, o capim dourado, a fava de bolota, o caju e o pequi. Já o cenário é formado por blocos que se unem ou desmontam para trazer elementos como frases de obras literárias dos poetas homenageados e desenhos cheios de significados, leveza e harmonia cênica.

Com ukeleles, violão, percussão, vozes, teatro e cultura popular, as atrizes mostram a sua forma de interpretar cada produção textual dos poetas homenageados, a partir de temáticas como sonhos, amor, vida e natureza.

Conforme a diretora-geral do espetáculo, a atriz Magna Carneiro, as cenas não trazem uma versão biográfica, mas das histórias e ensinamentos por eles contados em cada produção, estimulando o público a compreender, subjetivamente, as concepções que norteiam cada artista.

O espetáculo é patrocinado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins, lançado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura/Fundo Nacional de Cultura.