Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O ano de 2021 ficou marcado pela vacinação contra a Covid-19, mesmo assim a situação ainda é preocupante, pois a pandemia não acabou e a normalidade ainda não voltou. Sabendo das dificuldades enfrentadas por muitas famílias tocantinenses em virtude da economia afetada pela doença, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Ceeto) buscou durante o ano realizar ações, campanhas educativas nas redes sociais, visitas e pesquisas nos municípios, e treinamentos para seguir defendendo adequadamente os interesses dos consumidores.

Neste ano, o Conselho acompanhou inúmeras demandas dos consumidores em relação à energia elétrica mesmo com a pandemia. Com um setor de comunicação organizado, o órgão tem atuado nas redes sociais e com campanhas educativas sobre direitos dos consumidores, consumo consciente, prevenção de acidentes com a rede elétrica, tarifa social, entre outros temas importantes.

Entre as ações de 2021, ao lado da Energisa Tocantins, o Ceeto realizou o “Treinamento sobre Formação do Preço da Tarifa de Energia Elétrica”. O evento online teve objetivo de levar informações importantes e esclarecer sobre como é elaborada a tarifa da conta de luz.

Com visitas às agências, o Ceeto também realizou a “Semana do Cliente” em várias cidades para ouvir a opinião dos consumidores sobre a qualidade dos serviços prestados pela distribuidora de energia, orientá-los sobre seus direitos e deveres, dar dicas de economia, mapear as principais demandas do público que procura as agências de atendimento da Energisa Tocantins, e apresentar o funcionamento e atribuições do Conselho. O Ceeto ainda visitou agências da Energisa no sudeste do Tocantins e fez pesquisa sobre atendimento e fornecimento de energia.

Outra iniciativa importante foi o envio de um ofício solicitando ao Governo do Tocantins a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre os valores adicionais e excepcionais referentes ao acionamento das Bandeiras Tarifárias – mecanismo que sinaliza se o consumidor cativo terá ou não acréscimo no valor da energia por conta das condições de geração de eletricidade.

Com uma agenda voltada para a troca de experiências e conhecimentos, integrantes do Ceeto participaram, em Manaus (AM), do XXII Encontro Regional de Conselhos Municipais de Conselhos de Energia Elétrica da Região Norte. O evento, que teve como tema principal “Região Norte: grande produtora/exportadora de energia elétrica”, contou com a participação de representantes dos estados do Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima.

Avaliação positiva

O Ceeto é uma entidade da sociedade civil organizada e formada por representantes de instituições das classes consumidoras que atuam de forma voluntária, sendo a ponte entre consumidores e a Energisa, responsável pela distribuição de energia no território tocantinense.  Atualmente 11 conselheiros fazem parte do Ceeto.

Rudnei Fonseca é o atual presidente e representa a classe residencial. Segundo ele, apesar da maior parte do trabalho de 2021 ocorrer de forma virtual, o Conselho teve um ano de muito conhecimento e sem deixar o consumidor desassistido.

“O ano de 2021 foi produtivo e de grande conhecimento para nós. Fizemos muitas reuniões virtuais e no segundo semestre tivemos atividades com a sociedade, com visitas a quase 40 municípios nas regiões Sul e Sudeste. Nessas visitas, a gente consegue verificar o atendimento que a  Energisa tem prestado, como que está o trabalho com a sociedade, como que está chegando o fornecimento de energia nas residência, no comércio, na área rural de forma geral. Então, a gente avalia o trabalho como produtivo.”, pontuou o presidente, que também destacou que o Ceeto fez vários encaminhamentos à Energisa.

Sobre 2022, Rudnei Fonseca espera que o Ceeto retorne com alguns projetos e agradeceu ao trabalho dos conselheiros. “Esperamos realizar os nossos projetos que estão programados para o próximo ano nas escolas e nas comunidades, e trabalhar com a presença do público. Esperamos que dê tudo certo. Fica aqui meu agradecimento a todos os participantes do Conselho.” finalizou.

Fortalecimento da comunicação

Representante da classe comercial, o vice-presidente Antônio Davi Gouveia destacou que as ações de comunicação desenvolvidas pelo Ceeto, em 2021, tiveram um papel importante para orientar os consumidores.

“Em 2021, com reuniões presenciais e virtuais, acredito que não deixamos nada a desejar. Nós produzimos bastante com um trabalho fundamental com as mídias e redes sociais. Espero que 2022 seja de muitas realizações e que possamos voltar com todas as nossas reuniões presenciais, encontro dos conselhos da região norte e reuniões que fazemos a nível nacional e regional. Acredito que será um ano bastante enriquecedor e voltaremos às nossas ações tradicionais, aquelas que nós fazíamos junto das escolas com os palhaços. Acredito muito que com esse presencial iremos evoluir bastante.”, destacou.

Trabalho árduo

A conselheira Marta Barreira Lustosa, que representa o poder público, destacou o trabalho do Ceeto nos últimos anos. “Uma atividade voluntária, sem qualquer tipo de remuneração, porém de uma responsabilidade imensa com o consumidor tocantinense. Trabalho árduo que fazemos sempre com muita honra para que junto ao consumidor possamos facilitar o conhecimento bem como estreitar o relacionamento com a concessionária para melhor esclarecimento dos deveres e direitos de ambas as partes. Apesar do cenário pandêmico o trabalho para do Conselho teve continuidade.”, pontuou.

Composição

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins também é composto por Mário de Castro Pillar (Fieto), representante da classe industrial; Walter Viana, representante do Procon-TO; Aldenir Ribeiro Cunha, conselheiro suplente e representante da classe residencial; Dayana Aires Monteiro Cantuária, conselheira suplente e representante do poder público; Francisco Carlos Brito de Rezende, conselheiro suplente e representante do Procon-TO; Luciano de Carvalho Rocha (Fieto), conselheiro suplente e representante da classe industrial; Rosilene Nunes de Sousa Rodrigues, secretária-executiva e representante da Energisa Tocantins, e Adriane Cerqueira Rodrigues, secretária-executiva suplente e representante da Energisa Tocantins.