Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) também irá participar da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022). A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e acontecerá entre os dias 10 e 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Durante o evento, o secretário José Humberto Pereira Muniz Filho, irá apresentar aos participantes da feira os projetos do Tocantins PPI, o programa de Parcerias Público Privadas do Governo do Estado. José Humberto irá ministrar a palestra “PPPs, Concessões e o direito da infraestrutura no Tocantins”.

O objetivo é apresentar os principais projetos do Programa que tem como meta fortalecer o desenvolvimento econômico, a eficiência da Gestão Pública, com a responsabilidade fiscal, através de modelos de inovação e modernidade da Administração Pública junto à iniciativa privada.

Atualmente, o projeto mais adiantado é o que irá mudar a matriz energética dos órgãos públicos do Governo para energia solar. O projeto além de economia para os cofres públicos irá contribuir na preservação do meio ambiente. Mas o Tocantins PPI também tem projetos que auxiliam o setor produtivo, como explica o secretário. “Por exemplo: o Tocantins Net tem o intuito de auxiliar a expansão da internet 5G em localidades rurais distantes; há também o projeto de Ferrovias Estaduais que entra em consonância com o modelo Federal de autorização e o novo Marco das Ferrovias, sendo este um grande atrativo para o setor privado à logística de distribuição, em conexão com outras ferrovias como a Norte-Sul e Fiol [Ferrovia de Integração Oeste-Leste]. Já no setor urbanístico, há o projeto da Marina Tocantins que inclui a cidade de Palmas, despontando o mais novo cartão postal do Estado, ao integrar um equipamento público de lazer, turismo e esportes", explica. 

Agrotins

O tema da edição 22 da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) é Integrar: Intensificar e Preservar. O objetivo é apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. 

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.