Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), juntamente com Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizam, via online, o curso sobre “Uso do Geomatopiba para o planejamento e execução de ações para o agro no Tocantins. A transmissão ocorre no dia 7 de julho, das 8h30m às 12h30m, no Goolgle Meet.

O curso, sendo o primeiro módulo vai capacitar agentes extensionistas rurais da Federação Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) para utilizar a plataforma Geomatopiba com foco no planejamento e execução de ações para o agronegócio.

Acordo

A capacitação é um prosseguimento ao acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Embrapa Territorial com vigência de 60 meses, o qual tem como objetivo fortalecer a assistência técnica e extensão rural do Tocantins referente à plataforma de Inteligência Territorial Estratégica para a região do Matopiba (Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins).

Segundo a Engenheira Ambiental da Seagro, Eliane Lagares, essa capacitação é essencial para os extensionistas do Estado, pois irá contribuir para o uso da plataforma, onde reúnem dados e informações, em base territorial, capazes de apoiar a execução dos trabalhos de campo realizados pelos técnicos. “É uma plataforma de suma importância, a qual reúne um amplo conjunto de informações espaciais sobre os municípios que compõe o Matopiba”, ressaltou.

Plataforma

Geomatopiba é uma ferramenta digital no site da Secretaria da Agricultura (devido às eleições está sem acesso), que busca interagir de forma integrada com mapas e dados sobre o Matopiba e essas informações são muito importantes para o planejamento e execução das Políticas Públicas e Assistência Técnica e Extensão Rural no território do Tocantins. 

A ferramenta traz ainda como principal diferencial, painéis interativos de navegação guiada sobre temas relevantes ao desenvolvimento da região, incluindo produção agropecuária, crédito rural, empregos formais e tecnologias da Embrapa, podendo também ser acessada por meio do endereço https://www.embrapa.br/geomatopiba

A capacitação por meio do Google Meet é coordenada pela Embrapa Territorial.

Programação

Manhã

8h30m – Abertura (representantes da Seagro, Ruraltins, Faet e Embrapa).

8h50m – Geomatopiba: Inteligência territorial estratégica para a região do Matopiba

- Apresentação da tecnologia

- Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE)

9h10m – Explorando dados do GoWeb Matopiba (visão geral, aplicação de filtros de consultas, exportação de dados)

10h10m – Painéis interativos (visão geral, dados sobre empregos, crédito agrícola, produção agropecuária e tecnologias agropecuárias disponíveis pela Embrapa e aplicadas à região do Matopiba).

11h10m – Intervalo

11h30m – Trabalho em grupo para identificação de utilidade da ferramenta e questões para serem aprofundadas no segundo módulo (outubro) a partir dos dados da tecnologia.

12h – Encerramento.