Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Os alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Araguaína conquistaram um ouro, uma prata e dois bronzes na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Palmas nesse domingo, 28. Além dos pódios, os alunos da Escola SESI se classificaram para a etapa nacional da OBR.

Os alunos da equipe Tucuna, que foram campeões na etapa estadual em 2018 e alcançaram o 1º lugar na OBR/Nível 1, completaram o circuito com maior número de pontos na competição e garantiram participação na fase nacional da olimpíada pela modalidade prática, nível 2. A etapa nacional acontece em São Bernardo do Campo/SP entre os dias 17 e 22 de outubro.

“A gente já estava esperando um bom resultado, até porque com os erros de 2019, quando fomos classificados para o nacional, mas não conseguimos ganhar, aprendemos bastante. E agora fizemos um robô diferente para contornar as adversidades enfrentadas na última competição. Agora é aproveitar para reavaliar as nossas falhas desta etapa da competição e organizar para o nacional,” pontuou Regimar de Deus Negreiros, da equipe Tucuna.

A Equipe Tucuna 3, que participa pela primeira vez da competição, levou para casa a experiência e entusiasmo. “É a minha primeira vez em competição e eu vim para pegar experiência, mas mesmo assim minha equipe ficou em segundo lugar, pertinho de conseguir ir para o nacional. Mas, valeu pela experiência, na próxima vez, espero vir mais preparado com mais chances de conseguir ir para o nacional,” disse Lucca Ferreira Sandes, aluno do 9º ano da Escola Sesi de Araguaína.

Com as quatro equipes no pódio e uma classificação para o nacional, o professor Ulisses Parreira, técnico das equipes de nível 2, avaliou a competição como muito produtiva. “Estamos muito felizes com o resultado, por uma diferença de 35 pontos não conseguimos classificar duas equipes, nível 1 e 2, mas faz parte do processo de amadurecimento dos meninos que participam pela primeira vez. Agora é voltar para casa e retornar no ano que vem com força-total, como também trabalhar com a equipe nível 2 e ir com força e garra para o nacional e tentar a vaga internacional da Olimpíada Brasileira de Robótica”, planeja.

A superintendente do Sesi Tocantins, Roseli Sarmento, falou sobre a vitória e a satisfação de ver o resultado da robótica na vida dos alunos. “Para nós é muito gratificante ter uma equipe vencedora na etapa regional da OBR. Importante também sabermos que nossas escolas promovem a Robótica Educacional, em várias modalidades, permitindo assim que nossos estudantes tenham a oportunidade de criar e aplicar tecnologias inovadoras para facilitar e melhorar a vida humana,  gerando engajamento, propósito e pensamento criativo”, avaliou.

A competição estadual simulou uma catástrofe e os robôs foram responsáveis por resgatar sobreviventes. São três circuitos diferentes por cada nível e a pontuação menor é descartada.

Além do pódio, as equipes do Sesi Araguaína também foram premiadas nas categorias, Inovação (Tucuna 3), Robustez (Tucuna 4), Robustez, Design e Programação e Maker (Tucuna). Nove equipes participaram desta etapa que aconteceu no Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Palmas. 

Pódio

Nível I (ensino fundamental)

Galaxy Droid – Colégio Marista (545 pontos)

Tucuna 3 - Escola Sesi Araguaína (510 pontos)

Tucuna 4 - Escola Sesi Araguaína (495 pontos)

Nível II (ensino médio)

Tucuna - Escola Sesi Araguaína (899 pontos)

Genesis-Alpha – IFTO (415 pontos)

Tucuna Droid - Escola Sesi Araguaína (245 pontos)