Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Entre os dias 12 e 14 de outubro será realizado o Seminário Comunidades Tradicionais: Tecendo redes e caminhos para o turismo de base comunitária aliado à gestão territorial e ambiental, em Arraias-TO. O evento busca fomentar a reflexão sobre os  conceitos, princípios e limites do Turismo de Base Comunitária (TBC), bem como os desafios a serem enfrentados. Para colaborar com a discussão, estarão presentes comunidades que trabalham com a modalidade de turismo Brasil afora.

Além de oficinas, rodas de conversa, atividades culturais e feira de trocas, o evento pretende produzir um documento construído de forma participativa, com orientações e recomendações para as comunidades e organizações que pretendem realizar iniciativas no mesmo segmento.

Para a organizadora e pesquisadora da UFT, Valdirene de Jesus, a oportunidade de intercâmbio deve promover a aproximação e a troca de experiências exitosas sobre o Turismo de Base Comunitária. “O seminário é a oportunidade de projetarmos para o Tocantins, via atores sociais, universidade, sociedade, e Estado, o turismo a partir de um diálogo em rede referendado pelas experiências exitosas de TBC como possibilidade efetiva do turismo nos territórios”, explica. 

Organização

O Seminário é uma realização do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Arraias, do Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e da Associação Quilombola Kalunga do Mimoso do Tocantins (AKMT), com apoio do Fundo Amazônia e do Projeto de Paisagens Produtivas Ecossociais - PPP- ECOS.