Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PP/TO) usou seu Instagram nessa segunda-feira, 10, para fazer alerta aos produtores rurais de todo o Brasil e para pedir apoio ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo, comentou sobre aprovação em setembro da 1ª versão de nova Lei Ambiental do Parlamento Europeu que deverá entrar em vigor em 2024. "Em resumo, a Lei impõe a proibição da importação de produtos agropecuários oriundos de áreas nas quais tenha havido qualquer tipo desmatamento: o ilegal e que deve ser combatido, mas também o legal, em área de floresta ou cerrado", afirma. 

Segundo Kátia, a União Europeia é o segundo maior comprador de produtos agropecuários do Brasil e os principais produtos a serem atingidos pela medida são a soja e a carne bovina. "Nossos dois principais produtos de exportação", alerta. 

Ex-ministra da Agricultura, ex-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ex-presidente da bancada ruralista no Congresso, produtora rural há 35 anos, representante do Agro há 35 anos, dentre outros títulos, Kátia Abreu defende que essas são algumas das credenciais que legitimam seu alerta. 

O que motivou a nova Lei, de acordo com Kátia, foram 13 mil quilômetros quadrados de desmatamento ilegal na Amazônia desde 2019. "A lei, recém aprovada, será submetida ao Conselho da União Europeia, antes de entrar em vigor", informa. Segundo a senadora, a diplomacia brasileira está muito apreensiva. "Pois a opinião geral é de que a imagem do Brasil na área ambiental se deteriorou progressivamente no exterior. A nossa perda de credibilidade na comunidade internacional chegou ao limite. Somos considerado um País irresponsável no que diz respeito as mudanças climáticas", explica a senadora. 

Brasileiro pagará a conta

Kátia Abreu diz no vídeo que, com a nova medida, todos serão afetados. "Se confirmando esse quadro, teremos uma redução drástica das nossas exportações, afetando diretamente os empregos, os preços e a balança comercial. Todos os brasileiros pagarão esta conta", reforça. 

A senadora pede que seja dada atenção ao que está sendo disseminado no exterior sobre o Governo Bolsonaro e o Brasil. 

Lula 

Kátia Abreu, que recentemente declarou apoio a Lula no 2° turno, diz que votar no ex-presidente não é uma ameaça as fazendas e aos negócios. "Só ele pode conseguir reverter essa situação caótica junto à União Europeia. Não é mais uma questão ideológica, mas sim de pragmatismo. Sou produtora rural, cidadão brasileira e voto em Lula", finaliza a senadora. 

Leia também: Kátia declara apoio a Lula e diz que plano econômico do momento é a democracia: "não suporto mais"