Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

Por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e Políticas de Governo, o Estado do Tocantins conseguiu o aditivo de três importantes projetos, são dois centros de qualificação profissional para Palmas e um para Gurupi, no aporte é de mais de R$ 1 milhão. O projeto é do âmbito da Secretaria Nacional da Juventude do Governo Federal através do programa Espaço 4.0 e foi anunciado pelo secretário Geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama, nessa quarta-feira, 28. 

Para o secretário Extraordinário de Participações Sociais e Políticas de Governo, Marcos Milhomens, a garantia dos recursos é uma importante vitória para geração de renda do tocantinense. “Garantirmos recursos para implementação de três centros de qualificação profissional no orçamento de 2023. É oportunidade para os Tocantinenses, que a partir destes espaços vão conseguir se qualificar e ter acesso a melhores vagas de emprego”, comemorou o secretário.

Ainda de acordo com Marcos Milhomens, os aditivos aconteceram graças a uma forte articulação em Brasília nos últimos dias entre o Governo do Estado do Tocantins, através da pasta a qual comanda e a Secretaria Geral do Conselho Nacional da Juventude.

Os centros de qualificação 

Os centros de qualificação profissionais de Palmas estão conveniados entre o Governo Federal e o Governo do Estado do Tocantins através da Secretaria de Esporte e Juventude do Estado. A previsão é de inauguração ainda em 2023. Já Espaço 4.0 de Gurupi é um convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura de Gurupi e já está em fase de execução.

O secretário Geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama, pontua que é um importante momento para o Tocantins “Está claro que a Juventude estará no centro das atenções do próximo Governo Federal, executarmos com competência e qualidade os programas firmados com a União vão garantir ao Tocantins o status de bom parceiro na captação de mais projetos para a juventude.” pontuou o secretário.

O que é o Espaço 4.0?

O Espaço 4.0 promoverá o ambiente criativo de inovação e estimulará o aprendizado dos jovens com os aparatos de modelo educacional: mesas, cadeiras, iluminação, climatização e equipamentos necessários para iniciar a imersão nas novas tecnologias da indústria 4.0. Cada centro fomentará o acesso de jovens de 15 a 29 anos a novos recursos tecnológicos da Indústria 4.0, proporcionando-lhes oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades e competências técnicas, bem como o engajamento para o mundo do trabalho.