Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Integração entre Sefaz e Jucetins é pauta de reunião para automatizar o processo de inscrição estadual

Integração entre Sefaz e Jucetins é pauta de reunião para automatizar o processo de inscrição estadual Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Integração entre Sefaz e Jucetins é pauta de reunião para automatizar o processo de inscrição estadual Integração entre Sefaz e Jucetins é pauta de reunião para automatizar o processo de inscrição estadual

A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) estão em tratativas avançadas para integrar os sistemas de cada órgão. A integração tornará automático o ato da inscrição estadual após o registro de uma empresa.

Em reunião, que aconteceu nessa terça-feira, 24, o presidente da Jucetins, José Aníbal, o gerente de planejamento do órgão, Helivan Lopes, e o coordenador do Simplifica Tocantins, Rubens Santos, alinharam novas ações juntamente com a equipe de cadastro da Sefaz. 

Como é hoje

Hoje, após o registro da empresa na Junta Comercial, o processo de abertura é encaminhado via sistema Simplifica Tocantins para a Secretaria da Fazenda realizar a inscrição estadual. 

A Sefaz recebe o documento, um servidor encaminha as informações para o sistema do órgão, e depois de realizada a operação, a inscrição é enviada ao Simplifica. 

O que muda

A integração tornará automático o processo, sem a necessidade de intervenção humana. O ato será encaminhado via Simplifica Tocantins direto para o sistema da Fazenda, que fará automaticamente a inscrição estadual, que já o devolve para o Simplifica, ficando disponível aos contribuintes e órgãos de legalização.

Agilidade

O presidente da Jucetins, José Aníbal, afirmou que a integração entre Junta e Sefaz é mais uma ação do Governo do Tocantins para facilitar a vida do empreendedor. “Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, os órgãos da gestão que cuidam do registro empresarial estão trabalhando em sintonia para aprimorar o ambiente de negócios”.

“O importante não é só entregar o registro, mas tornar todo o processo de legalização mais prático e dinâmico. A Jucetins como gestora da Redesim não se contenta apenas em registrar, mas também de fomentar o empreendedorismo colaborando com todas as etapas de abertura”, ressaltou o presidente.

O superintendente de Integração e Desenvolvimento da Sefaz, Guilherme Sales de Carvalho, destacou que a automatização trará mais agilidade ao cidadão. “A integração vai proporcionar uma resposta mais assertiva para cadastrar o contribuinte na Secretaria da Fazenda”, afirmou.

Reunião

Participaram também da reunião como integrantes da equipe de cadastro da Sefaz: as auditoras fiscais Jussara Espíndola e Cristiane Ferreira, o diretor de Informação Econômicas e Fiscais, João Herculano, e o assistente administrativo, Maurício Galvão.