Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

A 3ª Companhia de Bombeiros Militar, em Paraíso do Tocantins, e uma das mais movimentadas do Estado, tem um novo comandante. A cerimônia de Passagem de Comando ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, com a presença do coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.

É a terceira Unidade Operacional do CBMTO a passar pelo processo. A iniciativa é do próprio Comando-Geral, que leva em conta as experiências vividas pelos oficiais na localidade, bem como o enriquecimento dos militares na função de comandantes.

A 3ª Companhia, em Araguatins, ligada ao 2º Batalhão (Araguaína) e o 1º Batalhão de Bombeiros Militar (Palmas), também estão com novos comandantes.

"Faz parte da nossa carreira assumir funções, e é pra isso que o oficial é formado. Então, é crescimento, são etapas na carreira que precisam ser cumpridas”, destacou o coronel Carlos Eduardo Farias.

A 3ª Companhia, que é ligada ao 1º Batalhão de Bombeiros Militar, atende não só a Paraíso do Tocantins. A Unidade Operacional leva atendimento aos 19 municípios que fazem parte do Vale do Araguaia, totalizando uma população de aproximadamente 160 mil pessoas.

Localizada às margens da BR-153, uma das rodovias mais movimentadas do norte do Brasil, a cidade de Paraíso está a cerca de 60km de Palmas.

"Paraíso demanda uma atenção especial, então, fico feliz pela confiança do Comando-Geral, entendo que será um desafio para minha carreira e vamos seguir com o trabalho do major Flávio [ex-comandante]", afirmou o capitão André Augusto Soares.

A troca de comando na Unidade ocorre depois de três anos e meio, do início do trabalho do major Flávio Luiz da Silva Alves, que agora vai para a Academia de Formação de Bombeiros Militares, em Palmas.

"Temos que renovar nossas forças em outras unidades", disse Flávio. "Eu não poderia deixar de destacar e agradecer os meus companheiros de trabalho, que ombrearam comigo na parte administrativa", completou.

A cerimônia ainda marcou a entrega da Medalha Mérito Bombeiro Militar, ao cabo Marcos Batista Fernandes. A comenda é um reconhecimento do Comando-Geral aos militares que se destacam em suas Unidades.

Simulação

Uma simulação de atendimento a ocorrência com Produtos Perigosos foi realizada pelos bombeiros militares, na frente da Companhia. A ideia é alinhar as informações acerca desse tipo de atividade.

Visita

A cerimônia contou também com a presença do prefeito da cidade, Celso Morais, que reafirmou as parcerias necessárias para o bom trabalho da corporação. Celso exemplificou a busca por emendas e uma força-tarefa, para alocação de recursos que vão permitir a construção da nova sede da Companhia. O apoio veio de emenda do deputado Eli Borges, com ação do vereador Jozival Barbosa (Avante).

Após a cerimônia de Passagem de Comando, houve visita ao terreno definido para ser a futura sede da Unidade Operacional, localizado no Setor Pouso Alegre, na lateral com a Avenida Paraíso, a via que corta a cidade de norte a sul, o que vai facilitar o acesso com rapidez a boa parte do perímetro urbano. O lote ainda está ao lado da Escola Municipal Pouso Alegre, tem quase três mil metros quadrados e fica a cerca de 500 metros de distância da BR-153.

“É uma grande alegria participar dessa visita técnica. A Prefeitura conseguiu fazer a doação do terreno, que é adequado e com certeza vai possibilitar o melhor atendimento a todo o Vale do Araguaia, bem como aos que trabalham no Corpo de Bombeiros Militar”, concluiu Celso Morais.