Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cinco policiais penais da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) do Tocantins se formaram na última sexta-feira, 10, o curso de Capacitação em Intervenção Tática (CIT), ofertado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). A capacitação teve início no dia 30 de janeiro e foi realizada nas instalações da Penitenciária Federal em Porto Velho (RO), com intuito de fortalecer o trabalho de policiais penais estaduais, federais e policiais rodoviários federais.

Ao todo foram 27 formados de vários estados do país, sendo cinco policiais penais do Tocantins que estão cedidos para o FTIP, sendo três integrantes do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope). São eles: Márcio Gomes, Bernardo Siqueira e os gopeanos Anivaldo Palmeira, Iranilto Aragão, Wanderson Ribeiro.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, reforça que a participação de policiais penais em capacitações como essas fortalecem a atuação da Polícia Penal no Estado. “O conhecimento que eles adquirem durante esses cursos, que são de alto nível, serão futuramente utilizados em nossas missões no Estado, além de serem compartilhados com os policiais penais que estão atuando aqui, reforçando essas técnicas para os demais”, ressaltou.

CIT

Além de aperfeiçoar as técnicas de segurança, em especial em operações penitenciárias especiais, a CIT também promoveu a integração entre as forças de segurança de diversos Estados e trabalhou temas relacionados aos direitos humanos e procedimentos jurídico-administrativos.

O gopeano Iranilto Aragão explica sobre as matérias abordadas na capacitação. “Esse foi um curso de alto nível, pois tivemos aulas com os grupos de intervenção de maior nome em nível nacional e durante o curso foram ministradas aulas de intervenção, imobilização tática, armamento e tiro, sobrevivência jurídica, técnica e tecnologia menos letal e gerenciamento de crise”, afirmou.