Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Philipe Ramos  Ex-deputado estadual Issam Saado é o novo presidente da Jucetins Ex-deputado estadual Issam Saado é o novo presidente da Jucetins
  • Juarez Rigol é advogado, pastor e atualmente é suplente de vereador em Palmas

O ex-deputado estadual Issam Saado é o novo presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins). Com ele, o advogado Juarez Rigol assume a vice-presidência da autarquia. 

Nesta última terça-feira, 4, os novos gestores visitaram a sede do órgão, em Palmas/TO, a fim de conhecer a estrutura e estabelecer a primeira comunicação com os servidores. Durante a visita, eles puderam conferir de perto o funcionamento dos sistemas informatizados, a rotina de trabalho, bem como as demandas e desafios.

As nomeações feitas pelo governador Wanderlei Barbosa foram publicadas no Diário Oficial da última sexta-feira, 31.

Issam Saado, conhece a estrutura da Jucetins (Foto: Philipe Ramos)

Nova presidência

O novo presidente assume o cargo em um momento importante para o Estado do Tocantins, que vem apresentando crescimento econômico e atraindo cada vez mais investimentos. Nesse contexto, a Junta Comercial desempenha um papel fundamental na legalização e registro de empresas.

Issam Saado é experiente em gestão empresarial e conhece os anseios e necessidades da classe. Ele escolheu Araguaína (TO) para investir no seu próprio negócio, tendo sido um dos empresários do Norte que lutou pela criação do Tocantins. 

Em 2018, foi eleito deputado estadual com 9.251 votos, e nas eleições de 2022, conquistou a primeira suplência ao obter 15.021 votos. Além disso, já atuou na gestão pública como secretário municipal em Araguaína, e foi o primeiro diretor de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Administração, logo após a criação do Tocantins.

O presidente agradeceu a confiança do governador e se comprometeu a trabalhar para atender às demandas dos empresários e empreendedores tocantinenses. "Assumo este desafio com muita dedicação e empenho, ciente da importância da Junta Comercial para o desenvolvimento do nosso estado", declarou.

Ele destacou a importância da simplificação e desburocratização dos processos empresariais. "Nesta primeira visita já observamos que a Jucetins tem um corpo técnico muito competente,  que já consegue resultados expressivos para o Estado. Agora vamos buscar evoluir ainda mais, de forma a tornar mais ágil e eficiente o processo de registro e legalização de empresas", afirmou.

Vice-presidente

Com vasta experiência na área de gestão pública, o novo vice-presidente Juarez Rigol, no último ano, esteve como secretário de governo da Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas. Atualmente ele também é suplente de vereador em Palmas.

Juarez destacou a importância de estreitar as relações com outras entidades e órgãos governamentais, visando a integração e o fortalecimento do ambiente de negócios no estado do Tocantins. “Nosso compromisso é tornar a vida dos empresários e contadores mais fácil, para que possamos juntos com o presidente Issam, impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar mais oportunidades para a população tocantinense."

O vice-presidente ressaltou a importância de uma gestão participativa, em que os servidores tenham voz ativa no processo de tomada de decisões. "Queremos ouvir os servidores e trabalhar em parceria com eles, para que juntos possamos oferecer serviços cada vez melhores", declarou.

Perfis

Issam Saado

Filho de mãe brasileira e pai Sírio, Issam Saado nasceu em Maakbara, na Síria, no dia 3 de julho de 1948. Issam viveu a infância na capital Damasco até vir para o Brasil em 1968, onde começou a trabalhar com os tios no ramo atacadista em Anápolis (GO), até escolher Araguaína como a cidade para investir no próprio negócio. 

Já foi professor, comerciante, empresário e hoje atua na administração patrimonial. Sempre ativo na vida pública e política, Issam foi um dos empresários do Norte que lutou pela criação do Tocantins. Foi secretário de Administração de Araguaína por duas vezes e o primeiro diretor de recursos humanos da Secretaria Estadual de Administração à época da criação do Estado. 

Na política, ingressou com incentivo do amigo e senador João Ribeiro (in memoriam). Nas Eleições 2018, foi eleito deputado estadual com 9.251 votos. No pleito eleitoral de 2022, Issam ficou com a primeira suplência ao conquistar 15.021 votos.

Juarez Rigol da Silva

Juarez Rigol é advogado e pastor. Ele já foi superintendente de Defesa do Consumidor, do Procon/TO, e secretário de governo da Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas. Rigol atualmente é suplente de vereador em Palmas.