Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira Laurez Moreira se juntou as comitivas na manhã deste domingo para participar da tradicional cavalgada que faz parte da Expoara Laurez Moreira se juntou as comitivas na manhã deste domingo para participar da tradicional cavalgada que faz parte da Expoara

Em Araguaína, onde prestigiou a abertura oficial da 55ª edição da Exposição Agropecuária, o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, se juntou as comitivas na manhã deste domingo, 4, para participar da tradicional Cavalgada, que faz parte da programação da festa araguainense.

Ao todo foram 40 comitivas, que mais uma vez fizeram do evento o maior do gênero do Brasil e do mundo, segundo os organizadores, atraindo participantes de todo o Tocantins e até de outros estados. Essa foi a 33ª edição da cavalgada.

A cavalgada teve início por volta das 9h30, deste domingo, com saída na BR-153 e percorreu as principais ruas e avenidas, a exemplo da Avenida Cônego João Lima e Filadélfia, onde encerrou o desfile, no Parque de Exposições Dair José Lourenço. A organização do evento destinou R$ 60 mil em premiação, sendo uma motocicleta ao primeiro colocado e, ao segundo, um burro de patrão tordilho, enquanto ao terceiro colocado  um potro de patrão tordilho.  

No trajeto até o parque Dair José Lourenço, local de encerramento, milhares de pessoas acompanharama cavalga. As estruturas montadas ao longo do trajeto deram a dimensão do evento, já considerado o maior do mundo. "Parabéns ao presidente do Sindicato Rural de Araguaína por fazer a maior cavalgada do mundo aqui em Araguaina, que é a maior referência no nosso Estado”, disse o governador em exercício Laurez Moreira, salientando que Araguaína é uma cidade de paz. “É um lugar de povo amigo, ideal para eventos dessas natureza, porque acolhe bem os visitantes e a prova disso é a quantidade de pessoas que procuram a cidade nesta ocasião", frisou.

Por sua vez, o titular da pasta da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, também fez referências à grandeza da cavalga, que para ele, demonstra as raízes e o orgulho do homem do campo. "Araguaína é a capital do boi gordo e sedia esse evento fantástico, que já é comentado em todo o Brasil. É um momento de confraternização e mostra a força do homem do campo e o potencial do agro do nosso Estado", disse o secretário.

O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, agradeceu a presença do governador em exercicio Laurez Moreira e da equipe do Governo do Estado. "A presença do governador na nossa cavalga já é uma tradição e demonstra a grandeza e a importância do evento, que é a maior do mundo. Agradeço ao governador em exercício Laurez Moreira e ao governador Wanderlei pela parceria"', ressaltou.

A 55º Exposição de Araguaína começou na última quinta-feira, 31, e prossegue até 11 de junho. Entre as atrações estão o rodeio profissional, parque de diversões, praça de alimentação, leilões e shows de vários artistas.