Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Ruraltins

Foto: Divulgação Ruraltins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e parceiros promoveram nessa quarta-feira, 7, o 2⁰ Fórum de Piscicultura em Araguaína. 

O encontro, que faz parte da programação da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2023), está acontecendo no Parque de Exposição Dair José Lourenço, é voltado para produtores, pesquisadores e acadêmicos.

Com a participação de 80 pessoas, a proposta do Fórum foi apresentar as tecnologias e inovação voltadas para o desenvolvimento dessa importante atividade para o Estado, fazendo de Araguaína e região um dos principais pólos produtivos de pescados.

"O Fórum ficou acima das nossas expectativas, com uma participação de praticamente 80% do público sendo produtores, que entendem a importância de buscar conhecimento para melhorar sua produtividade. Acreditamos que, com a visão que apresentamos, de Invocação, de tecnologia, e com as parcerias de instituições dispostas a ajudar nesse desenvolvimento, e também pelo potencial, a região de Araguaína pode se posicionar, nos próximos anos, entre os três pólos Produtivos de peixes do Estado", destacou o engenheiro de Pesca, coordenador do evento, Renan Sousa Silva.

A região Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins, e próxima a Araguaína, já se desponta como novo polo de produção de peixes, segundo a publicação do Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023, realizado pela Peixe BR (Associação Brasileira da Piscicultura) no ano de 2022.

Conforme o anuário, os maiores produtores de pescado no Estado estão nas regiões sudeste, Bico do Papagaio, do Centro e do norte. Na ordem por produtividade estão: Almas (sudeste), Sítio Novo do Tocantins (Bico), Dianópolis (sudeste), Porto Nacional (Central), Maurilândia (Bico), São Miguel (Bico), Itaguatins (Bico), Ipueiras (centro), Brejinho de Nazaré (Centro) e Guaraí (norte).

A proposta da Câmara Setorial da Piscicultura  aplicar o Plano Municipal de Desenvolvimento da Piscicultura em regiões estratégicas, que são Araguaína, Colinas, Gurupi, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Porto Nacional. 

"Com a proposta do plano vamos solucionar os problemas e fazer com que esses municípios sejam autos sustentáveis na produção de peixes", explicou o engenheiro de Pesca do Ruraltins, Andrey Costa.

O Fórum ocorreu durante todo o dia, com a participação de produtores rurais dos municípios de Babaçulândia, Muricilândia, Goiatins, Filadelfia, Wanderlândia, Carmolândia, Araguaína, Araguanã e Santa Fé.

O produtor de peixes, Luiz Ferreira Mota, da chácara Boa Esperança em Araguaína, veio em busca de conhecimento para melhorar e aumentar a sua produção de tambaqui e pintado.

"Trabalho com peixe há 3 anos, e já cheguei a ter 8 mil peixes, mas tive que diminuir para 5 mil porque estava tendo problema, tive perdas e grande prejuízo. No momento tenho quatro tanques escavados para produção, mas minha meta é trabalhar com 8 a 10 tanques. Por isso vim aqui em busca de orientação, de informações para melhorar a minha produção. Nós temos um técnico,mas a demanda é grande; e nesse evento a gente tem a oportunidade de obter mais conhecimento, falar com especialistas que estão nos dando direção para aplicar nos nossos tanques", relatou o produtor.

Na programação, palestras e diálogos voltados para impulsionar a cadeia da piscicultura. Os pesquisadores da Embrapa falaram de Sistemas de Produção, ativos de Sexagem de peixes e a Piscicultura no norte do Tocantins com levantamento do perfil econômico médio das Pisciculturas da região norte do Estado. 

O engenheiro de Pesca da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura, Dyego Santana, trouxe informações sobre a importância de alevinos de qualidade. Enquanto que o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) abordou sobre as boas práticas para a sanidade dos peixes.

Já os técnicos do Ruraltins, Andrey Costa e Diego Barrios falaram sobre as ações da Câmara Setorial da Piscicultura; e Preparação de Viveiros, respectivamente. 

Parceiros

Este evento é uma realização conjunta entre o Governo do Tocantins por meio do Ruraltins, Adapec e Secretaria de Pesca e Aquicultura, o Sebrae, Embrapa, prefeitura municipal de Araguaína, Sindicato Rural e a empresa Socil.