Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando capacitar os gestores culturais sobre a adesão e os procedimentos para recebimento dos recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195, de 8 de julho de 2022), o Tocantins recebe nos dias 22 e 23 de junho a caravana do Circula MinC, com atividades de capacitação e suporte técnico voltadas para a lei. A abertura oficial do evento será realizada no dia 22 de junho, às 19 horas, no auditório do Palácio Araguaia e contará com a presença do governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e de autoridades do Ministério da Cultura (MinC). A oficina acontece no dia 23, das 8h às 18h, no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins.

Desenvolvida pelo MinC em parceria com os governos estaduais do Brasil, a ação busca levar informações técnicas para os gestores em relação à lei, que prevê o repasse de R$ 41,5 milhões ao Estado e municípios. No Tocantins, o Circula MinC deverá atender representantes dos 139 municípios e fazedores de cultura também são convidados a participar do evento.

Para a realização das atividades, o Estado receberá Pedro Vasconcellos, diretor de Articulação e Governança da Secretaria dos Comitês de Cultura, e Lais Valente, diretora de Assistência Técnica a Estados e Municípios, que representam o Ministério da Cultura na ação. Além disso, a programação também contará com apresentações culturais regionais.

Para o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, "a participação dos gestores públicos é fundamental para o sucesso e fomento da cultura no Tocantins, que é tão rica e singular. Todos serão contemplados, do maior ao menor município. Isso, além de democrático, é histórico, reforçando a iniciativa do governador Wanderlei Barbosa em recriar a Secretaria da Cultura do Tocantins e orientar para ações que fortaleçam o fazer cultural do Estado", finalizou.

A Lei Paulo Gustavo traz à cultura brasileira o maior investimento já direcionado ao setor, contemplando áreas distintas da cultura, com especial ênfase ao segmento do audiovisual. A participação dos gestores e fazedores de cultura de todos os municípios no evento é fundamental, pois as atividades desenvolvidas auxiliarão no compartilhamento de informações e conhecimentos técnicos, além do incentivo à participação em futuros editais.