Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

A Câmara de Palmas (CMP) realiza na segunda-feira, 19, audiência pública para tratar sobre a implementação da educação bilíngue de pessoas surdas. O requerimento para a realização da audiência é de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB), e o debate está marcado para às 14h, no plenário da Casa.

Folha destaca que o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), desde o início da vida das crianças surdas, garante a elas o direito a mais acessibilidade na comunicação. “É comum que muitas pessoas surdas não tenham tido a oportunidade de aprender formalmente a Libras. Isso acontece principalmente quando elas são as primeiras na família a nascerem com deficiência auditiva, resultando em um ambiente sem contato com a língua. Daí a importância de uma educação bilíngue, em que as crianças aprendam primeiro a Libras e depois o português”, defendeu o presidente da Casa.

De acordo com o vereador Folha, a audiência visa assegurar o acesso dos surdos às duas línguas no contexto escolar, sendo que a Libras deve ser introduzida como primeira língua e o Português como a segunda.