Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), promoveu na manhã desta sexta-feira,23, a segunda reunião para tratar de ações de prevenção à Influenza aviária. O Brasil está em estado de emergência zoossanitária pelos casos positivos da doença registrados nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia.   

O assessor de gabinete, Francisco Ramos, disse que as estratégias e alinhamentos geram reforço para minimizar os efeitos, caso a doença seja introduzida no Tocantins. “Se por ventura acontecer algum caso da enfermidade devemos estar preparados para sanar o mais rápido possível, juntando esforços de todas as instituições que estão ligadas direta ou indiretamente ao processo”, avaliou.

O Brasil registrou até o momento, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 41 focos em aves silvestres (Cada foco é uma unidade epidemiológica na qual foi confirmado pelo menos um caso da doença).

Participaram da reunião representantes da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO); Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Polícia Militar, Instituto Natureza do Tocantins e Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Prevenção

Todos devem estar atentos ao observar alguma ave (doméstica ou silvestre) doente ou morta, é recomendado manter distância e informar imediatamente a Adapec pelo 0800 063 11 22, se preferir pelo site adapec.to.gov.br ou pelo e-mail pesaadapec@gmail.com).

Para pessoas expostas a aves suspeitas ou confirmadas para a Influenza Aviária informar imediatamente a Secretaria de Saúde -  Ligue para o CIEVS (0800 642 7300).