Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de homenagear o governador José Wilson Siqueira Campos, o deputado federal Lázaro Botelho, (Progressistas), apresentou nesta quarta-feira, 5, o Projeto de Lei 3397/2023. A iniciativa propõe nomear a ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153, entre os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), com o nome de Siqueira, considerado estadista e idealizador da criação do Tocantins.

Lázaro Botelho ressalta que essa homenagem é mais do que justificada considerando a importância estratégica da ponte para o Estado e o legado deixado por Siqueira Campos. “A proposta de nomeá-la como ‘Ponte Siqueira Campos’ é uma homenagem adequada a este estimado estadista cuja contribuição deixou uma marca indelével na história do Tocantins”, afirma. 

Segundo o parlamentar, Siqueira Campos desempenhou um papel fundamental na história política e administrativa do Estado. "Sua trajetória começou em Colinas do Tocantins, onde se destacou como vereador e, posteriormente, foi deputado constituinte. Sua luta incansável resultou na criação do Estado do Tocantins, que ele governou por quatro vezes, atraindo investimentos e oportunidades para a região, promovendo o desenvolvimento que o então norte goiano precisava", relembra Botelho.

Aos 94 anos, Siqueira Campos faleceu no início da noite dessa terça-feira, 4 de julho, deixando um legado inestimável como o primeiro governador do Tocantins, reconhecido nacionalmente como uma figura icônica e histórica.

Sobre a Ponte

Com uma extensão de 1,7 mil metros, a ponte de Xambioá, como é conhecida, desempenha um papel crucial na ligação das regiões Norte e Sul do Brasil, proporcionando uma integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia. Prestes a ser concluída, essa obra impulsionará o desenvolvimento econômico local, facilitando o tráfego de veículos e caminhões, otimizando o escoamento da produção e reduzindo os custos no transporte de cargas. Atualmente, os veículos que trafegam pela BR-153 dependem de balsas para atravessar o Rio Araguaia. A conclusão da ponte garantirá um percurso mais seguro para os usuários da rodovia.