Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcélia Belém

Foto: Marcélia Belém

Um resgate e preservação da história do teatro de Palmas, Capital do Estado do Tocantins. Essa é a proposta da revista eletrônica “Memorial do Teatro Palmense”, resultado de projeto da Produza Arte Criação e Vídeo aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic 2023, da Prefeitura de Palmas, via Fundação Cultural. 

A revista deverá ser disponibilizada gratuitamente em uma plataforma digital na internet, ainda esse ano. Mais informações pelo e-mail produzartecria@gmail.com

Palmas, a capital caçula brasileira, que esse ano completou 34 anos de sua criação, possui movimento teatral, possui uma cena. Tanto é que um teatro, senão o mais importante do Estado, sediado na Capital, leva o nome da grande dama do teatro brasileiro, a atriz Fernanda Montenegro. Dos grupos teatrais com sede em Palmas, podem ser citados, dentre outros, o Chama Viva, a Lamira Artes Cênicas, o Grupo Um Ponto Dois de Teatro, Cenaberta e a Barraca. Alguns com premiações dentro e fora do Estado, revelando assim a força do teatro palmense.

O Projeto “Pesquisa e Memória do Teatro Palmense” tem como finalidade realizar uma pesquisa com fotos, depoimentos e documentos sobre o panorama da cena teatral de Palmas, Capital do Tocantins, ao longo desses 33 anos de sua criação, para disponibilização da mesma gratuitamente em formato de revista eletrônica na internet. A revista eletrônica é voltada para todos os públicos.

Para Nival Correia, idealizador e realizador dessa pesquisa, o projeto tem o objetivo de, por meio de pesquisa, revelar a memória sociocultural, através de entrevistas com os personagens, histórias dos grupos teatrais, premiações, entre outros. “Nesta arte que agremia um clube gigante de amantes da dramaturgia, mas, não só atores e atrizes, mas todo o corpo humano que o envolve, como aderecistas, atrizes e atores, cenógrafos, contrarregras, coreógrafos, dançarinas, diretoras e diretores, dramaturga e dramaturgo, encenador, figurante, figurinista, iluminadora e iluminador, maquiadores, pontos, produtores, sonoplastas, e outros profissionais que fazem com que o teatro tenha sempre essa chama de encantamento e sedução”, disse.

Nival correia

Atua como ator, produtor e diretor nas áreas de Teatro, Audiovisual e Cultura Popular no Estado do Tocantins desde 1994, vindo do teatro de rua, nas praças e ruas de Palmas. Recebeu em 1999 convite para atuar com a Companhia de Teatro Chama Viva. Com 27 anos de carreira no Tocantins, tem atuado e levado o brasão do seu estado em várias cidades importantes, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Recife, Taguatinga, Belém, e cidades do Tocantins como Gurupi, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional entre outras.

Sobre a Produza

As atividades da Produza Arte Criação e Vídeo, começaram no ano de 2021, em Palmas, Tocantins. Esse ano foi marcado por alguns trabalhos na área do audiovisual, como a participação na produção de documentários sobre o mundo junino. Dentre eles, estão “Os Amores do São João”, sobre os atores e atrizes que interpretam os noivos juninos nas quadrilhas juninas da Capital; “O Mês Mais Longo do Ano”, uma produção audiovisual sobre as várias nuances e aspectos que envolvem o trabalho anual do espetáculo junino em Palmas, através da contribuição histórica de vários grupos e profissionais que dão forma aos espetáculos promovidos pelas quadrilhas juninas; “Junina Ponto a Ponto”, sobre os desafios, as dificuldades e os formatos de apresentação das quadrilhas juninas no ano de 2021, considerando o cenário em decorrência do Pandemia do Coronavírus. No ano de 2022, participou de projetos com atividades musicais, como o projeto "Programação cultural temporada de férias em Palmas" que levou as praias da cidade de Palmas diversas atrações musicais, e o projeto "Tem som nas feiras".