Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Kadu Souza/Governo do Tocantins

Foto: Kadu Souza/Governo do Tocantins

Etapa essencial para a realização das conferências estadual e nacional de cultura, a I Conferência de Cultura do Vale do Araguaia acontece nesta sexta-feira, 25, durante todo o dia, em Paraíso do Tocantins, no auditório do Palácio da Cultura Cora Coralina, reunindo representantes de 15 municípios da região para discussão dos seis eixos temáticos estruturantes, propostos pelo Ministério da Cultura (MinC), que incluem diversas temáticas que visam fortalecer o setor cultural brasileiro.

A programação do evento contou pela manhã com a abertura oficial, uma palestra sobre a apresentação da metodologia de trabalho da Conferência, além do debate dos eixos temáticos. No período da tarde, o evento promove a votação das propostas já dos municípios em plenária, a eleição de delegados que representarão a região na Conferência Estadual de Cultura e um momento para apresentações artísticas, que culmina com o encerramento no período da noite.

 Foto: Kadu Souza/Governo do Tocantins

Na oportunidade o secretário da Cultura, Sebastião Pinheiro, reforçou o momento altamente favorável que vive o setor cultural do país. “A cultura brasileira vive um momento singular. Depois de um hiato, a gente vê um ministério sendo recriado pelo presidente Lula e uma secretaria sendo recriada pelo governador Wanderlei Barbosa. A missão tanto da União quanto dos governos estaduais e municipais é devolver o protagonismo aos fazedores de cultura. A cultura é a expressão da alma do povo  e de um lugar, ela qualifica a consciência da cidadania. Nosso maior desafio agora é deixar políticas públicas perenes de cultura para aqueles que vêm depois de nós”, disse.  

Prefeito do Município de Paraíso do Tocantins, Celso Morais falou sobre a importância da realização de uma conferência que reúne diversos municípios. “Quero cumprimentar todos aqueles que estão participando, pessoas que pensam em cultura de uma forma diferente. É aqui que nós vamos levantar as pessoas que vão nos representar, enquanto delegados, na Conferência Estadual de Cultura. Apoiamos a cultura em diversos modelos, em diversas formas”, reforçou.

Também presente no encontro, a secretária municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo do município de Paraíso do Tocantins, Patrícia Nascimento, falou sobre o interesse de outras cidades do Estado em realizar um modelo de conferência intermunicipal, como o da região do Vale do Araguaia. “Nunca tivemos uma cultura tão fortalecida, seja a nível municipal ou estadual.”

O ator, diretor e coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, Cícero Belém, representando o MinC no Tocantins, também comentou sobre a iniciativa. “É muito importante esse gesto de juntar as cidades para realizar as conferências municipais e o Ministério da Cultura incentiva esse tipo de iniciativa, pois entendemos que para cumprir a grande tarefa de institucionalizar as políticas públicas de cultura, temos que fazer com que os municípios assumam a sua responsabilidade no processo de desenvolvimento da cultura, porque a cultura está nas cidades, ela está nos municípios. Essa tarefa não pertence apenas ao MinC”, finalizou.

Municípios participantes

 Foto: Kadu Souza/Governo do Tocantins

A I Conferência da Cultura do Vale do Araguaia, reúne 15 municípios da região, sendo eles: Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Cristalândia, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil.

Conferência Nacional de Cultura

Com o tema central “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), que anteriormente estava marcada para os dias 4 a 8 de dezembro de 2023, em Brasília (DF), acontecerá entre 4 e 8 de março de 2024, na modalidade presencial. O objetivo do evento é promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação e de forma transversal, com todas as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.

As discussões das etapas da 4ª CNC serão realizadas a partir dos eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização de Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais.