Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A educação como ferramenta de transformação é um dos pilares do Sebrae e por acreditar que o ensino muda realidades, a instituição oferece gratuitamente e online, aos professores e profissionais da educação, o curso “Gestão de Finanças Pessoais - Meu Dinheiro”. A capacitação iniciará na próxima quarta-feira, 27, às 19 horas, e contará com cinco módulos divididos em perfis que correspondem às necessidades dos profissionais. 

De acordo com o analista do Sebrae e coordenador de Finanças e Crédito do Tocantins, Francisco Ramos, a iniciativa oferecerá mentoria gratuita, palestras que irão apresentar recursos e funcionalidades que auxiliarão os participantes a realizar uma gestão financeira que posteriormente será replicada para seus alunos. Ainda segundo o analista, a iniciativa propõe reduzir o nível de endividamento dos participantes, por meio da educação financeira, e consequentemente, aumentar seu poder de compra junto aos pequenos negócios.  

“Os pequenos negócios representam no Tocantins mais de 98% de nossas empresas. Investir em capacitações que promovem o conhecimento sobre o consumo consciente gera um efeito multiplicador enorme, pois a partir do momento que o professor replica para seus alunos aquilo que aprendeu com a gente, ele acaba levando um ambiente promissor para as micro e pequenas empresas”, explica. 

O curso de Educação Financeira irá apresentar técnicas que auxiliarão os participantes a gerenciarem suas despesas e receitas, lidar com a inadimplência e reduzir a exposição a riscos financeiros. Os participantes também aprenderão como avaliar e negociar com fornecedores e instituições financeiras e como usar o crédito de forma estratégica. “Nossa expectativa é atender aproximadamente 300 profissionais”, acrescenta o analista. 

Francisco Ramos ressalta também que o Sebrae atua como um agente orientador pois além de consultorias e capacitações, ele auxilia também na realização de plano de negócio e atendimentos personalizados para cada necessidade. (AI Sebrae)